Tecnologia dispensa apresentação de cartões de embarque e documentos de identificação dos viajantes de voos domésticos partindo de Congonhas em São Paulo e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A ponte aérea SP-RJ é a primeira do mundo com acesso biométrico do check-in ao embarque.
Esses procedimentos irão se repetir a cada novo voo. Executada essa ação, de forma digital, e sendo validado o cadastro, o passageiro estará apto a usar o sistema biométrico para o respectivo embarque.
No aeroporto, a biometria facial será usada em duas etapas: primeiro, no acesso à
sala de embarque; depois, no acesso à aeronave. Na entrada da sala de
embarque, totens farão a leitura biométrica da face, consultando a base
do Governo e verificando o cadastro do passageiro e a existência do
cartão de embarque válido. Aprovada a biometria, o passageiro
fica autorizado a ingressar no local. A segunda etapa ocorrerá
no portão de embarque, no momento de ingresso na aeronave.
Na fase de testes do programa, foram medidos indicadores como redução no tempo em filas, no acesso à sala de embarque e à aeronave. Com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 27%. Mas os viajantes poderão optar entre o sistema e os procedimentos tradicionais de check-in e embarque, que continuam disponíveis.
Para tripulantes, o uso do novo sistema também é opcional. Quem escolher o procedimento biométrico deve acessar a aplicação Embarque +Seguro Tripulantes, por meio de dispositivo móvel, em sua conta pessoal da plataforma GovBR, onde ocorre a checagem dos dados/documentos profissionais, seguida de captura de selfie e habilitação do usuário como participante do Embarque +Seguro Tripulantes.
Brasil começa usar biometria na identificação de passageiros
Começa funcionar (220809) no Brasil a primeira ponte aérea do mundo com o uso de processamento de identificação de passageiros e tripulantes pelo sistema biométrico. Nos aeroportos de Congonhas em São Paulo e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, os viajantes começarão vivenciar a nova tecnologia Embarque +Seguro 100% Digital, que vai oferecer rapidez e segurança. Autoridades do Governo Federal estarão acompanhando o início das operações que seguirão implantação gradativa.
O processo de implantação definitiva da tecnologia já está em andamento: ocorre de forma gradual e simultânea nos aeroportos paulista e fluminense. Às 9:30 horas da terça-feira (220809), o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, lidera comitiva do Governo Federal que vai vistoriar o andamento dos trabalhos em Congonhas.
Estarão presentes, entre outras autoridades e parceiros do projeto Embarque +Seguro 100% Digital, o presidente da Infraero, Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior; o diretor-presidente do Serpro, Gileno Barreto; o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann; e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman, além de representantes da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO).
Fonte: ANAC
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.