Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Navios sustentáveis e eficientes ganham mais 90 dias de desconto em tarifas no Porto de Santos

Navios sustentáveis e eficientes ganham mais 90 dias de desconto em tarifas no Porto de Santos
[foto] - Navios de cruzeiro podem ter até 60% de desconto nas tarifas do Porto de Santos.

08-12-2025 20:50:12
(474 acessos)
 
Terão descontos de 10% a 60%, até martço de 2026, os navios de cruzeiro e operadores portuários que tiverm destaque no Índice de Eficiência e Sustentabilidade Portuária (IESP) adotado no Porto de Santos. Eficiência e sustentabilidade nas atividades, são os itens considerados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), para determinar benefícios. Armadores que transportam mais de 700 mil passageiros no ano, podem obter o desconto máximo da Portaria 161/2025.

 


Autoridade que é a empresa responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos, está prorrogando novamente, por mais 90 dias, o desconto que vem sendo dado desde 2023 na tarifa cobradas dos chamados "navios verdes", com menos emissão de poluentes.

Desde 2023, o desconto tarifário ofertado a navios e terminais que adotam práticas sustentáveis é superior a R$ 40,6 milhões. Somente em 2025, a cifra ultrapassa R$ 16,8 milhões. São receitas de que a APS abre mão de arrecadar para incentivar a adequação a exigências globais.

 descontos são dados para embarcações com cadastro e pontuação/score positivo no Índice Ambiental de Navios (Environmental Ship Index – ESI), da Organização Marítima Mundial (IMO, na sigla em Inglês), e podem chegar a 15%. Aplicam-se ao uso das infraestruturas de acesso aquaviário, cobradas por tonelagem de porte bruto da embarcação.

A aplicação de desconto para navios ambientalmente mais eficientes é uma das alavancas do esforço da APS no combate ao risco climático. O setor marítimo responde por 80% do comércio mundial e 3% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), segundo dados da IMO, tornando a transformação dos portos crítica para o cumprimento das metas do Acordo de Paris (tratado internacional adotado em 2015 para reduzir emissões de GEE no sentido de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais). O Porto de Santos busca liderar a transição energética no setor aquaviário nacional.

 

251013  18:01 HORAS

Navios sustentáveis e eficientes pagam tarifa menor no Porto de Santos

Terão entre 10% e 60% de desconto nas tarifas, a partir do dia 17 de outubro, navios de cruzeiro e operadores portuários que tiverm destaque no Índice de Eficiência e Sustentabilidade Portuária (IESP) adotado no Porto de Santos. Eficiência e sustentabilidade nas atividades, são os itens considerados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), para determinar benefícios. Armadores que transportam mais de 700 mil passageiros no ano, podem obter o desconto máximo da Portaria 161/2025. 

"É uma forma de incentivarmos os armadores que adotam boas práticas", explica o presidente da APS, Anderson Pomini. Lembra o dirigente que ambos os descontos previstos, já vinhamn sendo aplicados e agora há um  documento renovatório, aplicáveis a navios de cruzeiro que atracarem no Porto de Santos.

Desconto será aplicado provisoriamente com base nas previsões fornecidas pelos armadores e ajustado ao final da temporada, com base nos dados efetivos do sistema Supervia de Dados da APS. A portaria estabelece que os armadores devem informar à concessionária, com antecedência, a estimativa do número de passageiros e os detalhes das escalas.

A concessão de desconto, relacionada à quantidade de passageiros por armador durante a temporada, incide sobre o Item 4 da Tabela III – Infraestrutura Operacional ou Terrestre. O desconto tarifário varia de 10% a 60%, conforme a quantidade de passageiros, com o máximo benefício aplicado para armadores que transportarem acima de 700 mil passageiros.

 

 

 

Fonte: Porto de Santos - APS, Assessoria de Comunicação
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

6UjAp