Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Governo quer padronizar carregadores para celulares no Brasil

 

Governo quer padronizar carregadores para celulares no Brasil
[foto] - Carregadores de celular terão padrão único no Brasil. Foto Agência Brasil, Tânia Rêgo
04-07-2022 10:22:29 (70 acessos)
Até o dia 26 de agosto de 2022, estão abertas em consulta pública, sugestões para aperfeiçoamento e solução do problema criado pelas operadoras que ultimamente precisam multiplicar modelos de carregamento e entradas. Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é quem está coordenando essa recepção de propostas vinda do público interessado, os brasileiros. Interesse é "definir requisitos técnicos para padronizar os carregadores de telefones celulares no padrão USB tipo C."

 

Agência reguladora que no atual Governo, vem mudando de

atitude e começpa benmeficiar os usuários e

ocnsumidores, diz que as contribuições 

podem ser enviadas até 26 de agosto.

Segundo a agência reguladora, a consulta será realizada após projeto do parlamento europeu incluir requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, inclusive telefones celulares, que deverão integrar uma interface de carregamento harmonizada, baseada no padrão USB tipo C. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.

Parlamentares dos Estados Unidos também solicitaram ao departamento de comércio estadunidense a adoção de abordagem similar à europeia. Ao definir padrão de carregadores de celular, os congressistas querem evitar custos desnecessários ao consumidor e diminuir o lixo eletrônico.

De acordo com a Anatel, uma proposta com abordagem similar ao mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares.

 

Fonte: ANATEL e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

9P6HX