Acreditam as autoridades que recursos são o0 meio mais eficiente para acelerar o desenvolvimento turístico.
Os dados sugerem que os investimentos estrangeiros diretos globais (IED) no turismo caíram quase 74% em 2020, em comparação com 2019,pondo fim a um período de volumes recordes. Com as chegadas internacionais aos destinos nas Américas em queda de 68% nos primeiros sete meses de 2021, quando comparadas aos níveis pré-pandemias, milhões de empregos diretos no turismo também foram postos em risco nas Américas, muitos deles em pequenas e médias empresas que representam 80% do setor turístico em todo o mundo.
Inovação na forma como os investimentos são promovidos é a chave para remodelar o modelo turístico
O acordo fará com que as duas organizações trabalhem juntas,
com o objetivo de atrair, promover e mobilizar investimentos em
turismo em toda a América Latina. Ele coloca ênfase especial em
permitir o acesso a mecanismos inovadores de financiamento e
também na promoção de investimentos verdes que possam
acelerar a mudança do turismo para uma maior sustentabilidade.
O secretário-geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, disse: "A inovação na forma como os investimentos são promovidos é a chave para remodelar o modelo turístico. Trabalhar no fortalecimento da cultura de capital de risco nos países, liderar o crescimento das startups e impulsionar os investimentos verdes através do Fundo Zero de Turismo da ONU, ajudará os Estados-Membros da UNWTO e da CAF nas Américas a liderar a mudança para o desenvolvimento econômico sustentável."
O presidente executivo da CAF, Sérgio Díaz Granados, crê que "Com essa iniciativa junto à UNWTO, buscaremos que o novo turismo se torne o maior aliado da sustentabilidade ambiental. Também acreditamos que o turismo pode ser um catalisador para as economias regionais da América Latina e do Caribe, e também acreditamos que, no contexto difícil atual em que vivemos dada a crise econômica que a pandemia nos deixou, pode ser a principal fonte de recuperação para muitos países."
A UNWTO reconheceu o potencial de investimentos para acelerar a transição verde no setor turístico. A Declaração de Glasgow para a Ação Climática, lançada pela UNWTO e parceiros na Conferência de Mudanças Climáticas da COP26 no início deste mês, reconhece o financiamento como um pilar essencial de um compromisso em todo o setor de reduzir pela metade as emissões de carbono na próxima década e atingir o zero líquido até 2050.
Fonte: Organização Mundial de Turismo - UNWTO
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.