A despeito da decisão do juiz primário para que a Prefeitura de Cuiritiba deposite ao Instituto Ambiental R$ 10 milhões, não ér essa a solução. É preciso algo mais no sentido de recuperar a condição das águas. Neste serntido a vice-governadora Cida Borghetti anunciou em agosto, entendimentos com a embaixada da Coréia do Sul. Ideia é aproveitar a experiência aplicada com êxito na revitalização da bacia do rio Cheonggyecheon, assemelhado ao rio Belém (de Curitiba). Por enquanto o projeto está parado em função das dificuldades da economia brasileira.
Mas Borghetti acredita em avanbços, mesmo sem a cooperação internacional. Já existe um grupo que coordena, do qual participam representantes dos municípios abrangidos pela bacia do Iguaçu, empresas públicas, secretarias e autarquias. Espera que se envolvam na conquista da revitalização aos pesquisadores das universidades, atuantes na defesa ambiental e especialmente indústria e agricultura.
Na bacia do rioIguaçu encontram-se 5 usinas hidrelétricas instaladas, além de outras projetadas até chegar às Cataratas, em Foz. É uma riqueza fluvial das maiores no Brasil, não só porque gerea energia elétricas, mas como amparo à agricultura super desenvolvida e à indústria. Às margens do Iguaçu foi implantado primeiro Parque Nacional no Estado e um dos pioneiros no País.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.