Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Jequitibá-rosa de 500 anos, encontrado no Rio de Janeiro

Jequitibá-rosa de 500 anos, encontrado no Rio de Janeiro
[foto] - Jequitibá-rosa tem 7 metros de diâmetro e possíveis 500 anos. Foto FIOCRUZ

01-10-2025 20:55:23
(50 acessos)
 
Um jequitibá-rosa, com 500 anos, cerca de 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares, e 7 metros de circunferência, foi localizado po pesquisadores da fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, em sítio do Parque Estadual da Pedra Branca, em Guaratiba, zona oeste. “A espécie foi marcada para coleta de sementes e produção de mudas no horto da Fiocruz Mata Atlântica, com o objetivo de reintroduzi-la na natureza." Informação é do pesquisador Thiago Fernandes.

 


 

De acordo com os biólogos da Fiocruz Mata Atlântica Monique Medeiros Gabriel e Jaílton Costa, o jequitibá-rosa está localizado a 1 km no interior da mata, a 200 metros de altitude, na área do parque. 

“Sua conservação é atribuída ao acesso restrito por meio do Sítio Jequitibá-Rosa, propriedade particular mantida por Carlos Sergio Raposo, que também preserva outros exemplares da espécie. O local abriga um importante remanescente da Floresta da Pedra Branca, com grande diversidade de plantas e árvores de grande porte”, informou a Fiocruz. 

Biólogo da Fiocruz Mata Atlântica, Thiago Fernandes avalia que a espécie é exclusiva da Mata Atlântica e está ameaçada de extinção devido à extração de madeira e à perda de hábitat. 

“A espécie foi marcada para coleta de sementes e produção de mudas no horto da Fiocruz Mata Atlântica, com o objetivo de reintroduzi-la na natureza. Essa ação segue as recomendações de órgãos oficiais de conservação, como o Centro Nacional de Conservação da Flora [CNCFlora]”, explicou o pesquisador.

Estação biológica

Fundada em 2016, a Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica (EBFMT) é um laboratório natural dedicado à pesquisa na interface entre biodiversidade e saúde. Trata-se da primeira estação biológica do Ministério da Saúde, sendo também a primeira do município do Rio de Janeiro e a primeira do mundo com foco primário em biodiversidade e saúde. 

A estação também atua na restauração ecológica da Mata Atlântica na área da extinta Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, em consonância com os objetivos do Parque Estadual da Pedra Branca.

 

 

Fonte: FIOCRUZ
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

A8nDL