Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Previsão do tempo vai melhorar com acordo climático nos polos


21-07-2015 19:52:02
(1317 acessos)
 
Acordo internacional firmado entre autoridades nacionais e a Organização Meteorológica Mundial (OMM), vai permitir mais qualidade na previsão do tempo em qualquer parte da Terra. Está combinado um "esforço" de informação sobre mudanças climáticas que estão acontecendo nas regiões dos polos Ártico e Antártico.

 


Ficou definido um plano de ação internacional para melhorar as previsões das condições meteorológicas, do clima e do gelo nas regiões polares, esforço para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades associadas com as mudanças rápidas nos ambientes do Ártico e da Antártida.

“Avanços na previsão polar vão levar a melhorias na previsão do tempo, previsões climáticas e, finalmente, melhores serviços para aqueles que vivem e trabalham nestas latitudes mais elevadas, assim como aqueles que vivem nas regiões de menor latitude”. Anúncio é do presidente da OMM, David Grimes.

A conferência realizada em Genebra, entre 13 e 15 de julho, reuniu centros de previsão e operação do clima, especialistas em meio ambiente, pesquisadores, agências de financiamento e setores do transporte marítimo e turísticos. Definiu os planos para o chamado Ano de Previsão Polar. O projeto ocorrerá entre meados de 2017 e 2019, a fim de cobrir um ano inteiro, tanto no Ártico e na Antártida, e pretende acelerar e consolidar a pesquisa, observação, modelagem, atividades de verificação e educacionais como parte de um Projeto de Previsão Polar mais amplo.

Há um interesse crescente nas regiões polares, alimentado por preocupações sobre o ritmo acelerado das mudanças climáticas, disse a OMM. O Ártico está aquecendo mais ou menos o dobro da taxa média global, com consequentes reduções de gelo e da camada de neve e derretimento das geleiras e do pergelissolo – camadas de gelo permanente encontradas no subsolo. O impacto desta não se limita ao Ártico, mas é sentida em outras partes do globo – como no aumento do nível do mar e na alteração dos padrões de tempo e clima.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

fmUXJ