Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Rede Mundial da Biosfera tem agora mais 20 unidades pelo mundo


20-06-2015 21:47:41
(1626 acessos)
 
Mais 20 novos sítios foram incorporados à Rede Mundial de Reservas da Biosfera em 2015, pela UNESCO no programa "O homem e a biosfera". Com essas adesões a rede atingiu 651 sítios em 120 países, incluindo 15 transfronteiriços e 6 reservas brasileiras que são o Cerrado, Pantanal, Caatinga, Amazônia Central, Mata Atlântica e Serra do Espinhaço.

 


A novidade em 2014 é o ingresso de Mianmar pela primeira vez. Entre as 20 reservas selecionadas não há nenhuma brasileira, mas na região da América Latina destacam-se as reservas de biosfera da Patagônia Azul, na Argentina e Cacique Lempira, Señor de las Montañas, em Honduras.

Essas adições foram feitas pelo Conselho da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, durante a reunião ocorrida em Paris, entre 8 e 12 de junho. Clique aqui para conhecer as novas reservas e aqui para conhecer a lista completa.

"O Homem e a Biosfera" é um programa científico intergovernamental estabelecido pela UNESCO no início dos anos de 1970 com o objetivo de melhorar a interação entre pessoas e o ambiente natural em que vivem, em escala mundial. As reservas da biosfera são locais para aprendizagem sobre desenvolvimento sustentável, que visam a conciliar a conservação da biodiversidade com o uso sustentável de recursos naturais.

 

 

Rede Mundial da Biosfera tem agora mais 13 unidades pelo mundo

Com a inclusão de mais 13 lugares, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera ampliou para 631 unidades em 119 países. Na localidade de Jönköping  (Suécia) foram definidos locais pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa sobre o Homem e a Biosfera (MAB) da UNESCO,

As reservas da biosfera são locais escolhidas pelo Programa MAB para experimentar diferentes abordagens de gestão de recursos terrestres, marinhos costeiros e de água potável. Também servem como laboratórios práticos para o desenvolvimento sustentável.

Na América do Sul, as novas reservas são: Valdés, na Argentina, Bosque Seco, no Equador, e a Bioma Pampa-Quebradas, no Uruguai.

Na Ásia: Alpes de Minam e Tadami, no Japão, Tadami, Ak-Zhayik e Katon-Karagay, no Cazaquistão, Montes de Crocker, na Malásia e Monte Chilbo, na Coreia do Norte.

Na Europa: Ohrid-Prespa, na Albânia/ex-República iugoslava da Macedônia, Monte-Viso, entre França e Itália, Sila, na Itália, e Brighton e Lewes Downs, no Reino Unido.

 

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

Wdh9Z