O acordo, que contribuirá para maior visibilidade ao herbário e aos conjuntos de dados da instituição de pesquisa, prevê que todo o conjunto de dados do JBRJ, e informações originárias dos seus parceiros no Brasil e no exterior, estejam acessíveis no SiBBr, projeto do PNUMA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI).
A iniciativa prevê um investimento de 1,03 milhão de dólares provenientes do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) nos próximos dois anos para viabilizar o plano de trabalho. Estão incluídos recursos para compra de equipamentos e contratação de bolsistas para todos os herbários parceiros e também a realização de reuniões técnicas. O MCTI investirá 316 mil de dólares para complementar o número de bolsistas necessários para alcançar os resultados previstos. A parceria totalizará cerca de 1,35 milhão de dólares.
“O Jardim Botânico do Rio de Janeiro abriga os conjuntos de dados mais significativos sobre a biodiversidade vegetal brasileira coletados desde o século XIX, e acumula experiência na gestão de informações digitalizadas sobre diversidade biológica há décadas. Por conta da dimensão do seu herbário, a participação do Jardim Botânico no SiBBr é planejada desde a concepção do projeto. Concretizar essa parceria é um passo essencial”, afirmou, no evento, a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú.
A parceria, celebrada por meio da Fundação Flora de Apoio à Botânica, apoiará a continuação dos trabalhos do Programa Reflora do CNPq e viabiliza a incorporação de mais dados ao Herbário Virtual Reflora pelo repatriamento de 640 mil imagens da flora nacional depositadas em herbários internacionais. Também fazem parte do acordo a readequação da Lista de Espécies da Flora do Brasil para comportar uma descrição científica completa das espécies, e o fomento à elaboração da Flora do Brasil Monografada, iniciativa alinhada com a primeira meta da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC, da Convenção sobre a Diversidade Biológica) para 2020.
“Receber o apoio oficial do PNUMA e esse aporte financeiro, que é o maior que o programa já fez a uma instituição no País, é uma prova de confiança e reconhecimento da liderança que o Jardim Botânico vem tendo na pesquisa e nos instrumentos de disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira”, disse a presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo.
Para a coordenadora geral de biodiversidade e gestão de ecossistemas do MCTI e diretora nacional do SiBBr, Andrea Portela, “o MCTI considera esta parceria fundamental para o desenvolvimento do SiBBr, e inaugura o conjunto de parcerias que serão estabelecidas com as instituições detentoras das maiores coleções biológicas no Brasil”, diz Andrea Portela, coordenadora geral de biodiversidade e gestão de ecossistemas do MCTI e diretora nacional do SiBBr.
Mais de 670 mil amostras de herbários nacionais que possuem acervos de extrema relevância para o conhecimento da flora brasileira, também serão digitalizados por meio desta iniciativa. Todo este conjunto de dados estará acessível pelo SiBBr.
A assinatura do acordo foi realizada como parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.