Relatório destaca as pesquisas desenvolvidas entre 2007 e 2008 até agora, como parte do Ano Polar Internacional. Conclusão é de que neve e gelo estão derretendo nas duas regiões polares e afetam seres humanos, vidas animal e vegetal no Ártico e Antártica.
OMM e Conselho Internacional para Ciência, sugere que os níveis de degelo nas duas regiões polares registram um aumento recorde nos últimos 30 anos.
Relatório "Estado da Pesquisa Polar", lançado em Genebra, revela que as mudanças estão causando ainda uma elevação do nível do mar.
Especialista em Mudanças Climáticas, Volf Steinbaum, sugere que a pesquisa pode ajudar muitos céticos a entender que o aquecimento global não é ilusão.
"As demonstrações estão muito claras da evidência porque o degelo significa a elevação do nível do mar. E o problema que se refletirá na produção de alimentos e abastecimento das cidades. E sobretudo ainda em tempos de crise como o nosso, como deveremos utilizar uma energia renovável".
Michel Jarraud, secretário-geral da OMM, afirmou que as conclusões da pesquisa ajudarão a reforçar os argumentos científicos para introdução de futuras ações contra o problema.
A pesquisa da agência da ONU revelou que o aquecimento global está afetando a Antártida de forma inédita e que ações internacionais coordenadas serão necessárias durante as próximas décadas para lidar com a questão.
Fonte: Mônica Villela Grayley
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.