Obra foi desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Fundação Biodiversitas.
Primeira lista de animais em extinção, feita em 1989, continha 218 espécies ameaçadas. Contudo não incluía os peixes, que fazem parte da relação de 2008. Por isso o livro relaciona 627 animais em vias de desaparecimento.
Entre os biomas que têm o maior número de espécies ameaçadas estão em primeiro lugar a Mata Atlântica, seguida do errado e da zona costeira e marítima. Para reverter esse quadro o ministro afirmou que é necessário criar corredores de proteção, combatendo o tráfico e fazendo campanhas nas escolas.
"Temos que correr atrás do prejuízo criando novas unidades de conservação, defendendo o habitat dessas espécies, defendendo sua cadeia alimentar, fazendo mais pesquisa, em suma, combatendo a degradação desenfreada". Palavras do Ministério.
Ministério distribuiu a cada unidade do sistema de proteção ambiental, um exemplar do livro vermelho. Promessa do Governo era distribuir a publicação nas escolas da rede pública. Porém ainda não aconteceu esse procedimento, passados quase 2 anos do lançamento.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.