Cientistas mediram a espessura de 30 geleiras em todo o mundo e descobriram que em nove delas a perda de gelo alcançou nível recorde em 2006.
Assunto foi discutido no painel intergovernamental sobre mudança climática. Cientistas raciocinam que com levantamentos indicando que está acelerado o derretimento de geleiras, em pouco tempo a água vai acabar.
Recentes dados (2006) mostram que em 30 geleiras principais da Terra, o derretimento acelerou-se de 30 centímetros (entre 1980 e 1999) para 1,5 metro. Na geleira Breidablikkbre (Noruega), a calota de gelo derreteu 3,1 metros. Geleira Echaurren que fica ao Norte do Chile, não apresentou queda.
Mais uma vez os pesquisadores advertiram que esse quadro é o atestado de que as calotas polares estão se derretendo por causa do efeito estufa, provocado pela poluição dos gases CO2 e outros. Apelaram à consciência dos governos e dos industriais e cidadadãos, sobre a importância de diminuir emanações de chaminés, escapamentos de veículos e outros poluidores.
Fonte: ONU
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.