Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Falta de Água Afeta 26 Países e 1,1 Bilhão de Pessoas


21-03-2013 22:27:01
(1498 acessos)
 
Escassez crônica de água sentida em 26 países no mundo, afeta 1,1 bilhão de pessoas. Mas em 2025 devem sofrer mais de 3,5 bilhões em 52 países.

 


Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. No Século 20, o consumo da água multiplicou-se por 6, o que significa 2 vezes a taxa do crescimento da população mundial.

No Dia Mundial da Água (120322) é bom lembrar que a água doce, potável e de qualidade, está distribuída de forma desigual. O Brasil detém 53% da água doce da América Latina e 12% do total mundial, mas enfrenta problemas no que diz respeito à disponibilidade de tal recurso. Conforme aponta o relatório GEO Brasil Recursos Hídricos, divulgado no início deste mês pela Agência Nacional de Águas (ANA), há uma enorme discrepância em relação à distribuição geográfica e populacional da água no país: a Região Hidrográfica Amazônica abriga sozinha 74% da disponibilidade de água e é habitada por menos de 5% dos brasileiros.

Para discutir essa realidade e buscar soluções para o uso racional da água, representantes de órgãos do governo gestores dos recursos hídricos, grandes consumidores e organizações do terceiro setor, fazem muitas reuniões.

No último encontro durante o Dia Mundial da Água, em Foz do Iguaçu, lançaram uma campanha nacional, a SOS H2O. Entre  objetivos, está o pacto nacional com a assinatura da Carta de Princípios Cooperativos pela Água. Interesse é a eliminação da poluição e dos casos de doenças relacionados à falta de saneamento básico.

Governo, Organizações Não-Governamentais (ONG), políticos, empresas, cooperativas, fundações e  sociedade civil comprometeram-se  a unir esforços para promover o uso eficiente da água junto à comunidade, à indústria e à agricultura. Documento, após ser assinado, foi entregue à então ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que participava do final do evento.

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

CB9Wf