Agentes da Delegacia do Meio Ambiente devem entregar as aves ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio de Janeiro.
Criminosos cujos nomes não foram revelados, foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos a animais. As investigações continuam para identificar e responsabilizar outros envolvidos no esquema criminoso. A pena para quem trafica animais silvestres varia de 6 meses a 1 ano de prisão e multa.
Estima-se que cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados do Brasil anualmente para o comércio ilegal, sendo essa a terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas. A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) considera que esse comércio ilegal movimente entre US$ 10 e US$ 20 bilhões por ano no mundo, sendo que 10% desse valor corresponde ao Brasil.
O trinca-ferro é uma espécie nativa do Brasil. Tem esse nome como referência à força do bico do pássaro, capaz de trincar frutos e sementes. Mas a espécie é apreciada pelo canto melodioso e alvo do tráfico de animais silvestres.
Devido ao canto, o trinca-ferro é comercializado clandestinamente nas feiras livres montadas nos finais de semana nos municípios da Baixada Fluminense.
Fonte: Polícias Militar, Federal e PRF
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.