Uma das funções mais relevanates da Linha Amarela, é permiotir caminho diferernte das vias da Zona Sul da capital fluminense, que apresenta congestionamento de tráfego cada vez mais complicado. Essa rodovia foi inaugurada originalmente com 17,4 km, nop an ode 1997 e carece de permanente atenção de ampliação da capacidade e obras, razão pela qual era urgente resolver pendências inclusive na esfera judicial.
Há no trecho da Linha Amarela todo de pista dupla e em alguns trechos com ruas laterais, o túnel da Covanca com extensão de 2.187 metros (m) e considerado como um dos maiores do mundo, em perímetro urbano.
Solução no Judiciário
Solução para a a dministração da viua expressa no rio de Janeiro, só foi possíverl com a interferência do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que viabilizou o acordo firmado entre a Prefeitura do Rio e a LAMSA para continuidade da concessão da Linha Amarela.
Com o 5% menor que o cobrado até agora, é possível a viabilidade da operação da via e toda a manutenção, ainda que representando menos de 40% da tarifa original do contrato, que seria superior a R$ 10 atualmente. Essa cobrança pode ser ainda menor caso haja aumento da demanda de veículos e de exploração de receitas acessórias pela LAMSA, como publicidade e inovações contratuais.
Acordo entre a Prefeitura do Rio e a LAMSA, após uma série de audiências de conciliação no STFconduziu não só a redução do valor do pedágio mas também a extinção de todas as ações judiciais existentes no município do Rio sobre a concessão da via.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro, Assessoria de Comuni
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