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Aeroporto que prestar serviço ruim será penalizado pela ANAC

Aeroporto que prestar serviço ruim será penalizado pela ANAC
[foto] - ANAC monitora serviços dos aeroportos e vai punir falta de qualidade. foto AgBr, Fernando Frazão.

06-01-2025 20:26:59
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Usuários do transporte aéreo de passageiros dispõem agora de Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS). Serviço ordenado pela  Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai muito além de exigências sobre cumprimento de cláusulas de contratos firmados com 29 aeroportos, porque garante acesso à informação de maneira "intuitiva." Todos os movimentos de embarque e desembarque serão monitorados com o objetivo de tornar o atendimento dotado de máxima qualidade. Indicadores críticos levam a penalidades.

 


 Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou painel com indicadores de qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de 29 aeroportos brasileiros. Com o Painel Indicadores de Qualidade de Serviço em Aeroportos Concedidos, os usuários passarão a ter informações específicas por aeroporto, mês a mês, levando em conta todos os aspectos medidos pela Agência no acompanhamento dos contratos de concessão.  O objetivo é tornar a informação acessível e intuitiva para os usuários.

O acompanhamento dos indicadores por parte da ANAC permite verificar se os

aeroportos concedidos à iniciativa privada estão oferecendo serviços apropriados 

aos viajjantes?do transporte aéreo e aos operadores de aeronaves.?O aeroporto que?

tiver desempenho abaixo do estabelecido no contrato, pode ser penalizado 

no reajuste de tarifas e multado, de acordo com as regras da concessão.. 

Qualidade de Serviço  

Os Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) fazem parte do sistema de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços listados nos contratos de concessão de aeroportos. São dados e informações para avaliar a qualidade de elementos essenciais do atendimento prestado aos usuários do transporte aéreo. Os IQS são agrupados de acordo com os seguintes aspectos: serviços diretos; disponibilidade de equipamentos; pesquisa de satisfação de passageiros. 

O aspecto de serviços diretos contempla o tempo na fila de inspeção de segurança e de atendimento a Passageiros com Necessidades de Atendimento Especial (Pnae). Quanto ao aspecto de disponibilidade de equipamentos, estão incluídos os indicadores que medem o percentual de tempo em que equipamentos essenciais ao funcionamento do aeroporto estão efetivamente em condições de operar. 

Por fim, os indicadores da pesquisa de satisfação são aqueles apurados junto aos passageiros a partir da aplicação de entrevistas ou questionários, realizados por empresa especializada. O resultado de cada indicador é calculado pela média aritmética das notas dadas pelos passageiros, que variam em uma escala de 1 a 5, sendo 1 péssimo e 5 muito bom.  

Em caso de conflito, sugestões ou outras manifestações sobre os serviços prestados por um aeroporto, o usuário do transporte aéreo deve entrar em contato com a ouvidoria da concessionária ou ainda pelo Consumidor.gov.br. Além disso, os cidadãos também podem enviar à ANAC as manifestações ou reclamações sobre a qualidade do serviço prestado no transporte aéreo e pelas concessionárias, pelo Fala.BR

 

 

Fonte: ANAC - Assessoria de Imprensa
 

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