Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Rio de Janeiro cria Força Municipal de Segurança armada

Rio de Janeiro cria Força Municipal de Segurança armada
[foto] - Prefeito Eduardo Paes

01-01-2025 18:26:39
(74 acessos)
 
Para ajudar no enfrentamento da criminalidade, a cidade do Rio de Janeiro está criando uma Força Municipal de Segurança armada. Isso foi anunciado pelo prefeito Eduardo Paes na posse (250101) para o quarto mandato. Explicou que essa Força vai atuar de forma complementar às polícias do Estado. A Prefeitura vai atuar em parceria com a Advocacia-Geral da União e o Ministério da Justiça para que se possa utilizar egressos das forças armadas brasileiras.

 


“A gente entende que essa força pode fazer um policiamento ostensivo mais firme nas áreas da cidade menos conflagradas em que a ocupação territorial ou o monopólio da força do Estado não esteja em discussão. Eu acho que, quando você tem essa situação extrema em que o monopólio da força do Estado está em discussão, compete às forças de segurança pública, polícia civil e polícia militar fazer esse enfrentamento e retomar os territórios.” Palavras de Eduardo Paes.

Acrescentou que “apesar dos avanços em nível municipal, sabemos que o Rio ainda convive com uma das mais graves crises de segurança pública de sua história. É preciso que o governo do estado assuma a sua responsabilidade constitucional e atue com firmeza para reduzir os índices de criminalidade, que policie as ruas com mais eficiência e aja para impedir a expansão territorial do tráfico e da milícia.”

Guarda Municipal revitalizada

Entre os 46 decretos que norteiam a administração futura, o Prefeito definiu a criação do Programa de Refundação da Guarda Municipal com o objetivo de modernizar a instituição e torná-la mais eficiente.

O projeto terá como diretrizes a organização das operações da Guarda Municipal em grupamentos especiais e programas, seguindo os padrões operacionais e táticos do programa BRT Seguro. Também determinou o fortalecimento da Corregedoria da Guarda Municipal, visando a fiscalização das atividades funcionais e a conduta dos guardas municipais; a revisão do rol de atribuições e competências da Guarda Municipal; e a implementação de ações e iniciativas para a ampliação da eficiência da Guarda no cumprimento das atribuições e competências.

“A ideia é ter algo voltado para praças e parques da cidade, para a defesa das mulheres, do grupamento Maria da Penha, olhando para questões que envolvam trânsito”, acentuou o prefeito.

 

 

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro - Assessoria de Impre
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

bx6Ye