Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Apreendidas 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão

Apreendidas 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão
[foto] - Barbatanas captadas fora da lei brasileira, vitimaram 10 mil tubarões.

19-06-2023 19:52:00
(153 acessos)
 
Quase 28 mil quilos (kg) de barbatanas de tubarão foram apreendidos nos galpões de uma empresa de Santa Catarina pelos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Produto com destino certo em restaurantes de países da Ásia, estava em vias de embarcar irregularmente. Seriam transformados em sopa. Com as ações desencadeadas, foram interrompidas séries de massacres que já vitimaram cerca de 10 mil animais das espécies Anequim e Azul.

 


No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, já estavamn sdendo embarcados 1.200 kg de barbatanas. 

Informa o IBAMA que a apreensão pode ser considerada a maior registrada no mundo, considerando que foi feita no local onde os animais eram capturados.

A maior parte da carga foi encontrada em uma única empresa exportadora de Santa Catarina, que detinha 27,6 toneladas de barbatanas. O restante foi descoberto em uma empresa flagrada pelos fiscais no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.  

A pesca direcionada para tubarões não é permitida no Brasil. Segundo o IBAMA, as embarcações “valiam-se de licenças de captura de outras espécies de peixe e atuavam com índices acima de 80% da carga permitida”. 

“A partir de minuciosas análises das origens destas barbatanas, em especial de sua captura, constatou-se várias irregularidades cometidas pelas embarcações, que vão desde a captura com ausência de licença para àquela modalidade de pesca, captura direcionada para tubarões em desacordo com a licença de pesca e pesca proibida com o uso de equipamentos de pesca em desacordo com a legislação”, informa o Ibama.  

Alerta o IBAMA que a captura indiscriminada e irregular tem provocado a redução das populações de tubarões em todo o mundo e colocando várias espécies em risco de extinção, como o Anequim, que desde o dia 22 de maio entrou na lista de espécies ameaçadas de extinção.  

 

 

Fonte: IBAMA
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

UCkd8