Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Antas Juçara e Jerivá, novos moradores da Reserva Guapiaçu no RJ

Antas Juçara e Jerivá, novos moradores da Reserva Guapiaçu no RJ
[foto] - Antas Jerivá e Juçara. Foto Vitor Marigo

26-05-2023 19:25:01
(182 acessos)
 
Juçara, 170 quilos (kg), 3 anos e 9 meses; e, Jerivá, 200 kg, 2 anos e meio, são os novos moradores da Reserva Ecológica de Guapiuaçu, situada no município de Cachoeiras de Macacu, região metropolitana do Rio de Janeiro. Batizados pelos alunos da Escola Municipal Matinha, as antas viverão agora no ambiente mantido com recursos da Petrobras. Espécies são doações do interior de São Paulo. O macho é do Parque Ecológico de São Carlos e a fêmea, do Zoológico de São José do Rio Preto.

 


As florestas de Cachoeiras de Macacu ganharam (230526) o casal de antas Jerivá e Juçara que passou por adaptação biológica durante os últimos 5 meses. Nomes dos bichos remetem a palmeiras nativas da Mata Atlântica, fontes de alimento para as antas e outras espécies. 

Rio de Janeiro (RJ) -  Soltura de antas do Projeto Guapiaçu - Refauna, REGUA, Rio de Janeiro, Brasil - Antas Jeriva e Juçara. Foto: Vitor Marigo

Antas Jerivá e Juçara. Foto Vitor Marigo

As duas antas seguirão monitoradas pelos veterinários do Projeto Guapiaçu. Foram instaladas armadilhas fotográficas e os animais receberam um colar de radiotelemetria para monitoramento.

Com esses dois equipamentos, os especialistas conseguem saber a localização do animal, além de estimar seu peso e observar seus hábitos e alimentação.

Juçara e Jerivá receberão alimentação até que fiquem totalmente adaptados ao habitat natural.

A espécie ainda é encontrada na Mata Atlântica, na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal e tem um papel importante na biodiversidade das florestas brasileiras. Conhecida como a “jardineira das florestas”, a anta dispersa sementes de árvores e plantas por grandes áreas, contribuindo, dessa forma, para a regeneração da vegetação. A espécie pode viver até 35 anos de idade.

As antas haviam sido extintas do Rio de Janeiro há mais de 100 anos devido à caça predatória e ao desmatamento.

A primeira anta foi reintroduzida pelo Projeto Guapiaçu em 2017. Atualmente, já são 16 animais vivendo na Mata Atlântica fluminense, entre a Reserva Ecológica de Guapiaçu, o Parque Estadual dos Três Picos e seus arredores. Nasceram livres 4 dessas espécies, o que indica o sucesso do processo de reintrodução. 

 

 

Fonte: Reserva Ecológica de Guapiuaçu e Petrobras
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

TaXY8