Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Verão, tempo quente, convida à praia e campo


21-12-2021 11:49:35
(763 acessos)
 
Está começando no Hemisfério Sul, estação festiva, o verão. Temperaturas que no Brasil chegam a superar 40 graus obrigam milhares de cidadãos a procurar as praias e divertimentos ao ar livre. Estação que encerra e inicia o ano, começa exatamente às 12:59 horas de 21 de dezembro e termina em 20 de março do ano seguinte às 12:33 horas. São dias marcados pela extensão do Sol, mais amplos...demora escurecer. Outra característica é a chuva que pode atingir mais de 1100 milímetros ao mês.

 


Com essa umidade e precipitações pluviométricas, surgem também alguns eventos perigosos como os raios, que no Brasil batem recordes (ver este noticiario, como se pro0teger e evitar acidentes com raios). Há ainda o perigo das chuvas de granizo ed em determinados centros urbanos, os alagamentos. 

Dizem o  Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que haverá muita chuva, "acima do normal". Isto só não vai ocorrer no extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste. Informações mostram que no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, as chuvas serão ocasionadas pela influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pela ocorrência de chuvas.

Manifestações climáticas desse porte, estão ocorrendo sob ado fenôomenos La Niña e maior reflexo ocorrerá entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. 

 

 

Fonte: INMET e INPE, Jornalista Moreira
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

BbeJG