Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Pedágio acaba mas deixa desempregados mais de 5 mil pessoas


26-11-2021 16:36:42
(773 acessos)
 
Estão desempregadas mais de 5 mil pessoas que trabalhavam nas 6 empresas de pedágio em rodovias do Paraná (sul do Brasil), com a extinção dos contratos das concessionárias. Valtair Marques, presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias do Ramo de Rodovias e Estradas em Geral no Estado do Paraná (SINDICREP) disse (211126) que "bateu em todas as portas possíveis", encontrou "boa vontade", mas nada conseguiu. Todos os funcionários já estão recebendo aviso prévio.

 


No dia de Natal os servidores estarão desligados. São 2.250 da atividade direta e 2.950 da prestação indireta. Conta o Presidente que as próprias empresas tentaram evitar esse problema, oferecendo 58% de desconto sobre as tarifas, para prosseguir com o atendimento aos postos de pedágio; mas a oferta foi recusada. A ideia era um aditivo contratual que terminaria assim que assumissem os novos concessionários através dos leilões que estão sendo programados. 

Entre os funcionários há tristeza e incerteza. Apenas alguns permanecerão, como é o caso da Econorte que tem de acabar a construção de um viaduto  e, a Caminhos do Paraná que executa obras atrasadas na região de Irati. 

Algumas empresas procuraram se antecipar ao desemprego e promoveram cursos de atualização e reciclagem profissional, mas por enquuanto o jeito é esperar. e "procurar emprego", alerta uma atendente em cabine de pedágio. 

Todos os direitos trabalhistas

As empresas vem "quebrando regras" (palavras do dirigente do Sindicato) e já garantiram pagamento de todos os direitos trabalhistas. Estão em andamento os pagamentos de férias, aviso antecipado, verbas indenizatórias e participação nos lucros. Além disso todos irão usufruir do seguro desemprego, que será o socorro nos próximos 180 dias. 

 

 

 

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

YCsHd