Isso é o que defende a nova edição do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR).
Pela primeira vez, o lançamento mundial do Relatório irá acontecer no Brasil, na ocasião do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.
Em uma sessão especial na segunda-feira (19), às 14h30, na Sala 29 (ST 09) do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, juntamente com o vice-presidente do UN-Water (ONU Água, em tradução livre), Joakim Harlin, o diretor-executivo do ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, e o Ministro do Departamento de Água e Saneamento do Governo da África do Sul, Gugile Nkwinti, fazem a abertura do evento.
Na sequência, o coordenador e diretor do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos (WWAP, na sigla em inglês) da UNESCO, Stefan Uhlenbrook, apresentará as principais conclusões do relatório e as suas principais mensagens.
Após a apresentação do documento, a coordenadora de programa da Organização para Comunidades Indígenas, Cintya Evelina Martínez Martínez, e a coordenadora-executiva da Plataforma para Mulheres e Jovens Indígenas de El Chaco, Estela Mari Álvarez Torres, farão um discurso inspirador sobre o tema.
Também está previsto um painel de debates intitulado “Aprender e trabalhar com a natureza: alcançar a segurança hídrica por meio de soluções baseadas em ecossistemas”. O painel será mediado pelo chefe do programa de governança de água e oceano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Andrew Hudson.
As discussões contam com a colaboração da diretora-geral do International Water Management Institute (IWMI), Claudia Sadoff, da diretora-geral da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Inger Andersen, da diretora-executiva e presidente do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (FMAM), Naoko Ishii, e do vice-reitor sênior da Universidade das Nações Unidas (UNU), Taikan Oki.
Por fim, o encerramento do evento ficará por conta do representante permanente da Itália no Brasil, o embaixador Antonio Bernardini.
Pacto Global pela água
A Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e
o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realiza no
domingo (180318) evento em Brasília para discutir como as empresas brasileiras vêm trabalhando
para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS número 6,
que trata de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.
O Water Business Day antecede o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre até sexta-feira (180323) na capital federal. O encontro também abordará o ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) número 17, que trata de parcerias e meios de implementação para viabilizar o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, estará presente na abertura do evento, às 10 horas. Participará também como coordenador do workshop “Manejo de água para o alcance dos ODS & criação de valor compartilhado”, às 14 horas, junto com representantes da iniciativa público-privada, CEO Water Mandate.
O workshop, que discutirá o manejo da água para o alcance dos ODS e os impactos do setor privado, terá como moderadores, representantes de Nestlé, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Instituto Trata Brasil e Banco do Brasil como relatores. O movimento “Menos Perda, Mais Água”, iniciativa da Rede Brasil, também estará presente.
O resultado do evento será apresentado na sessão especial do 8º Fórum Mundial da Água “Business Day: mensagens e resultados principais”, às 11 horas do dia 22 de março, quando o setor privado discutirá a questão hídrica junto a instituição governamentais, academia, organizações multilaterais e organizações da sociedade.
O Water Business Day também é realizado por Carbon Disclosure Project (CDP), CEO Water Mandate e World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).
Programação completa do evento e inscrição.
Em 2016, a Rede Brasil do Pacto Global passou a ter um Grupo Temático sobre Água. O foco do grupo é implementar o CEO Water Mandate, que é a plataforma do Pacto Global da ONU que atua com a temática e serve de diretriz para suas atividades. O grupo também dá suporte para a representação da Rede Brasil no 8º Fórum Mundial da Água.
Entre os projetos de destaque da Rede Brasil na área, está o movimento “Menos Perda, Mais Água”, em prol da redução das perdas de água na distribuição. O projeto é liderado pelas empresas Braskem e Sanasa, integrantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global.
De acordo com levantamento das empresas distribuidoras, 6,5 bilhões de metros cúbicos de água são desperdiçados anualmente nos sistemas de distribuição urbanos em todo o país. Isso representa 39% de toda a água produzida para o consumo no Brasil.
O prejuízo com as perdas no sistema chega a 8 bilhões de reais por ano. O movimento trabalha principalmente com prefeituras municipais para que, a partir do modelo de negócio adotado, a gestão hídrica seja feita com responsabilidade. As ações seguem as metas e compromissos nacionais e internacionais em relação à oferta de água de qualidade ambiental em seus mananciais.
19 de março
Evento: Collective Action Day: Colaboração para a segurança hídrica no Brasil
Horário: 13h – 20h30
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21
Descrição: A sessão reunirá o setor de negócios, sociedade civil, academia e outros para explorar e entender os riscos da água encarados por empresas no Brasil.
Inscrições: http://bit.ly/2CpThLt
Realização: Rede Brasil do Pacto Global e The CEO Water Mandate
20 de março
Evento: Como a mudança climática afeta todos os diferentes usuários de água: a necessidade de abordagens transetoriais para a adaptação
Horário: 14h30 – 16h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Descrição: Nesta sessão, será apresentado o trabalho da Business Alliance for Water and Climate (BAFWAC).
Realização: The CEO Water Mandate
21 de março
Evento: Da eficiência no uso da água para gestão responsável: a indústria está ciente dos riscos e oportunidades relacionados à água?
Horário: 9h00 – 10h30
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Descrição: Será apresentado o trabalho da WASH and Stewardship e da WASH4Work com a questão hídrica.
Realização: The CEO Water Mandate
Evento: El agua nos une/SuizAgua
Horário: 10h30 – 12h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Descrição: A sessão apresentará exemplos de gestão hídrica na América Latina, além de discutir recursos e ferramentas on-line para a obtenção de sustentabilidade na gestão da água a longo prazo.
Realização: The CEO Water Mandate
22 de março
Evento: Planeta ODS – Colaboração do setor privado para as metas do ODS 6
Horário: 9h – 10h30
Local: Planetário de Brasília
Descrição: A sesssão abordará a colaboração do setor privado para as metas do ODS 6, previstas no Plano de Ação Brasileiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Participação: Adriana Leles e Mario Pino, representante do Movimento Menos Perda, Mais Água da Rede Brasil do Pacto Global.
Realização: The CEO Water Mandate
Evento: Water Business Day: Mensagens e resultados principais
Horário: 11h – 12h30
Local: Planetário de Brasília
Descrição: A sessão apresentará os principais resultados do Water Business Day e do Collective Action Day,além de convocar o setor privado a discutir a questão hídrica junto a instituição governamentais, academia, organizações multilaterais e organizações da sociedade.
Realização: Rede Brasil do Pacto Global, CNI e Cebeds
Correalização: CDP, The CEO Water Mandate e WBCSD
Evento: Lançamento do livro Águas brasileiras
Horário: 13h30 – 18h30
Local: Casa da ONU
Realização: Editora Brasileira, PNUD Brasil e Rede Brasil do Pacto Global
Fonte: Fórum Mundial da Água e Agência Brasil
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.