Tomye Ohtake, artista plástica
Falecimento em 12/Fevereiro/2015

Nascimento em 21/Novembro/1913

Uma das artistas plásticas mais expressivas do Brasil com fama internacional, porque nasceu no Japão (Kyoto) e radicou-se no Brasil a partir de 1936, TOMYE OHTAKE, deixa farto acervo. Será cuidado pelos filhos arquitetos Rui e Ricardo e pelo poder público brasileiro.

 

Aos 101 anos Tomye começou na pintura aos 40 anos. Porque preferia mostrar o que surgia do coração, mudou da arte decorativa para a abstrata. Mas teve também criações em escultura e gravuras.

 

Sempre requisitada pelos meios sociais de São Paulo e do Brasil, a artista esteve presente nos maiores momentos da arte brasileira e também japonesa, onde muita gente a admira, além dos parentes. Devido ao reconhecimento do que fez pela arte e cultura, foi declarada cidadã brasileira em 1998.

 

Fez 50 exposições e deixou 27 obras públicas. Em São Paulo há uma na Avenida 23 de Maio, que lembra os 80 anos da colonização japonesa. Quem quiser conhecer de perto um pouco do que fez Tomie, vá ao Instituto Tomiue Ohtake.

 

EXPOSIÇÕES

 

Primeira exposição de obras inéditas, chamadas de "fase branca" será realizada em abvril no Instituto Tomye Ohtake, em São Paulo.

Em outubro a pintura da artista será mostrada em Londres, durante a feira Frieze Masters.