Nascimento em 17/Abril/1929
Odete Lara, ou Odete Righi Bertoluzzi, filha de italianos foi modelo pioneira do Brasil, mas dedicou-se de modo especial à carreira de atriz e cantora. Realizou 40 filmes e em 1994 participou de novelas na Rede Globo.
Quando ainda não se usava o termo, praticou ações como feminista defendendo interesses e direitos das mulheres. Pertenceu a um grupo de mulheres exuberantes, quando era muito atrativa a atividade no cinema e se iniciava a fama dos que trabalhavam na TV.
Odete Lara parou de trabalhar há mais de 20 anos e durante boa parte desde tempo estava vivendo numa casa de repouso no Rio de Janeiro.
Como atriz foi preferida de Amácio Mazzaroppi, com quem fez o primeiro filme. Depois fez Copacabana me engana, em 1969; Dragão da maldade contra o guerreiro, dirigida por Glauber Rocha; Rainha diabo; O gato de madame e Bonitinha mas ordinária.
Conselheira especial, ajudava acalmar almas em aflição, com a sabedoria do Budismo, ao qual se converteu desde os anos oitenta. Era uma boa escritora e deixou publicações que podem ser aproveitadas.