Tomar Laxantes É Um Perigo E Causa Doenças
02-03-2006 00:00:00 (46789 acessos) Um perigo. É o que representa o hábito de tomar laxantes sem prescrição do médico. Especialmente mulheres engrossam a fila de pacientes de clínicas.

Tomar laxantes por conta própria pode ser um perigo. O costume do brasileiro, principalmente das mulheres, de tomar remédios que soltam o intestino para emagrecer está provocando o aumento do número de pacientes nas clínicas de Gastroenterologia. "Quem toma laxante não perde gordura. O máximo que perde é água e sais minerais", disse o gastroenterologista Lino Rodrigues Júnior.

Quando o problema é intestino preso, o tratamento deve ser com o uso de remédio adequado indicado pelo médico, com a melhoria dos hábitos alimentares e educação postural. Segundo Lino Rodrigues, a prisão de ventre pode ser sintoma da diabete, problemas na tireóide, consumo de antiinflamatório, antiácido e sulfato ferroso.

Para orientar as pessoas sobre os riscos do uso abusivo de laxantes e a importância da procura de um médico para o tratamento de problemas intestinais, a Federação Brasileira de Gastroenterologia em parceria com uma indústria farmacêutica está fazendo uma campanha de conscientização. Com o tema "A busca do Equilíbrio", a campanha vai orientar por meio de revistas, panfletos e anúncios na TV e no rádio sobre sintomas, causas, prevenção e tratamento desses problemas.
 

 18 Comentários para esta dica

  1. author

    Correção : depois de 40 anos perde 1 por cento da função renal por ano.

  2. author

    Já cheguei a tomar 12 lactopurga de uma vez, pois o efeito era como se tomasse só dois. Hoje, tenho muita dor, barriga inchada e dificuldade para evacuar. Se tomar fibra sem tomar muita água piora o estado. Tem que tomar fibra e muita, muita água. Minhas fezes saem finas, indicando problema no intestino grosso. Pão e qualquer coisa com glúten piora a prisão de ventre, pois o organismo não consegue processar o glúten. Muito lactopurga prejudica os rins, todo mundo depois de 49 anos perde 1% da função renal por ano. Se uma pessoa chegar a menos de 20% de função renal ela vai pra hemodiálise. Temos que fazer endoscopia e colonoscopia pelo menos 2 vez por ano.

  3. author

    Meu intestino é muito preso. Só funciona c laxante. Já tentei de tudo e nada. Precisaria de uma solução.

  4. author

    Fiz uma colonoscopia em Dezembro de 2019, foi retirado 3 politos. Na biopsia deu benigno. De lá pra cá fique com uma constipação não consigo defecar sem laxantes. Atualmente estou tomando muvinlax Maia não tá dando resultados. Ja fui ao coloprotologista e ele disse que estava tudo bem com meu intestino. Mandou eu consumir muita fibra e beber muita água. Mais não está adiantando de nada não consigo evacuar sem laxantes. Por favor o que eu de vi fazer.

  5. author

    Já faz bastante tempo que eu tomo laxante ums 13 anos tomo o 46 Sempre fui muito ressecada agora ando tomando e ele tá causando muitas dores na barriga e tá inchada tomei e não resolveu só foi muito as vezes acho que vou morrer de tanta dor já tem 3 dias que eu não vou ao banheiro por medo de fissuras no reto oque devo fazer desesperada e com muita dor ontem até vomitei hoje com ânsia dinovo de tanta dor

  6. author

    Já faz bastante tempo que eu tomo laxante ums 13 anos tomo o 46 Sempre fui muito ressecada agora ando tomando e ele tá causando muitas dores na barriga e tá inchada tomei e não resolveu só foi muito as vezes acho que vou morrer de tanta dor já tem 3 dias que eu não vou ao banheiro por medo de fissuras no reto oque devo fazer desesperada e com muita dor ontem até vomitei hoje com ânsia dinovo de tanta dor

  7. author

    Passei dias sem evacuar, daí comprei laxante pois minha fzed estavam ressecadas, na farmácia me passaram um aleo tomei só que faz uma semana que sinto muita dores que nunca passa eu não aguento mais

  8. author

    Eu era bastante ressecado porém após fazer exercícios físicos na academia e principalmente babdominais minha vida mudou, passei a ir no banheiro 2 vezes por dia.

  9. author

    meu intestino funcionava normal,ja faz aproximadamente um ano q meu intestino funciona só com bastante mamão, ameixa e laranja. uma medica pediu p eu usar gutalax em gts (7 gts a noite)caso necessario,porem qdo uso apos a evacuaçao minha barriga incha muito, nao aguento de tanto gases, é assim todas as vezes q uso laxante, sinto uma fermentação,na verdade tenho gases quase todos os dias, sofro com isso.sou muito ansiosa isso pode acarretar esse problema? me ajude, obrigada.

  10. author

    tomo laxante a maia de dez anos.eu nao evacuo sem o lax,sofri muito com constipação intestinal,tinha que ir para. o hospital passar por lavagem minhas fezes pareciam pedregulho,entao comecei fazer. uso do lax e hoje. eu tomo quatro todos oa dias,sera tem como. me ajudar fico irritada. se não tomar,Socorro

  11. author

    fico varios dias sem fazer cocô, daí começo a soltar muitos gases ai tenho muitas colicas ate desmaio de tanta dor ai venha como uma diarreia depois que eu faço tudo ai some toda a dor .as fezes eu fico com tanto medo da dor que chego a tomar 2 comprimidos de laxantes e um buscopam para não sentir a dor que tenho tanto medo parece até que vou morrer de tanta dor fico muito estufada e nervosa sinto até que estou com alguma doença.por favor tira minha duvida e diga o que é isso..e o que poço fazer para acabar com isso.

  12. author

    Uso o lax para emagreçer tomo senpre q como algo calorico a um mes iniciei o uso e so vou ao banheiro com o lax Tem algum risco?

  13. author

    tenho intestino preso , so consigo evacuar com laxante é perigos?

  14. author

    Leio sempre que o laxante é um perigo.Mas meu intestino só funciona assim. Tenho 65 anos, já fui em diversos especialistas, não tenho nada grave. Mas eles sempre me passam formadores de massa, que apesar de tomar água e tudo mais só me sinto mais empachada. Tomo o laxante, com medo, geralmente é uma xícara de chá, mas se não tomar fico pior ainda. Não há humor que resista. Os médicos não me dão orientação satisfatória. Faço sempre os exames de sangue, e em geral está tudo bem. Se alguém puder me ajudar, fico muito agradecida.

  15. author

    Tomo muito laxante quase todo dia oque pode me causar? Já faz um ano mais ou menos e sinto muita dor no estômago e não consigo dormi perco o sono praticamente todos os dias não aguento mais essa vida mais alguém pode me ajudar. POR FAVOR OBRIGADA...

  16. author

    Tive um câncer no reto baixo. Houve erro médico, foi feito uma cirurgia de retossigmoidectomia que não sei porque motivo me foi tirado o esfíncter interno. Desde então meu intestino só funciona com laxantes. Se eu fizer dilatação, corro o risco de ter incontinência fecal, o que me apavora, pois não aceito a idéia. Local da cirurgia, ICESP Me responda o que é melhor. Desde já obrigada

  17. author

    O QUE PODE CAUSAR??????? ME RESPONDA POR FAVOR!

  18. author

    eu tomei ontem uns 2 remédio anti gases é tomei um 1 laxante é ainda tomei um activia é hoje tomei de manhã um remédio anti gases e a noite um laxante e agora eu estou muito mal estou com dor de gastrite é ainda por cima com dor de cólica mais não foi pra emagrecer foi pq eu estava me sentindo muito cheia é quis me esvaziar por ente ira, e agora fiz merda?????


 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

ZMpcV