Estresse, Controle é Fundamental. Veja Como Reconhecer e Tratar
02-10-2014 20:31:45 (1788 acessos)

Dominar os mescanismos do estresse é o segredo para evitar doenças mais graves no futuro. Aqui algumas referências que podem ajudar.


Físicos: corporais/dores no corpo


Psicológicos: depressão/irritabilidade/ansiedade tensões generalizadas


Sociais: mau relacionamento com outros/não trabalha bem/ diminui o ritmo de produção/diminui a performance sexual.


Os resultados Negativos: doenças infarto do miocárdio úlcera péptica enxaqueca câncer agravamento da AIDs


Tarefa da Autoridade de Saúde: Dominar e controlar o estresse é uma questão que deve ser encarada pela saúde pública.


Prevenção: Esclarecimento da comunidade para que possa prevenir-se; fazer o diagnóstico precoce, tratamento do estresse.


Cuidar da Causa: é preciso entender que a doença começa muito antes dos sintomas.


 


Inicia-se por uma situação estressante que vai se repetindo e a pessoa acaba na armadilha, diante da incapacidade de reconhecer e lidar com a situação estressante, até que se faz vítima de uma doença. A situação só é encarada quando o paciente já está sofrendo em estágio avançado da doença. Daí faz a medicação, mas não resolve a causa.


E o paciente segue penando com situações estressantes e sem entender o que se passa, até chegar ao fato crônico. Tratar simplesmente não adianta. A cura só chega quando a pessoa passa a entender os mecanismos pelos quais chegou àquele estado orgânico.


O estresse tem aspectos positivos: Pela observação é possível potencializar energias positivas que o estresse oferece no início da instalação do quadro. Assim passará o indivíduo a dominar a estratégia de reconhecimento de situações estressantes e evitar que se processe. Se o potencial favorável não for aproveitado, e é passado determinado estágio organismo e a própria pessoa começam a degradar-se.


Alcoolismo e drogas: nesse processo, se não identificada e dominada a ação estressante, o indivíduo pode ser afetado inclusive pelo alcoolismo, ingestão de drogas, separações conjugais, inapetência e uma série de conseqüências com os membros familiares.


Chega um ponto que a conseqüência do estresse se junta ao estresse e vira uma bola de neve que vai afetar toda a pessoa. Ação eficaz é parar a causa, além do tratamento da doença. Há ainda os caminhos da terapia para auxiliar na solução.


Muitas vezes o estresse é o resultado da fraqueza da mente. E para resolve-lo como causa, nem tanto é necessário pegar férias. Há pessoas que não podem ausentar-se de um trabalho. O essencial é que o indivíduo aprenda a dominar as causas do estresse.


Auto conhecimento é fundamental: E isto significa que quando o ser humano se conhece bem, estará fabricando em si uma vacina poderosa contra o estresse e as doenças decorrentes. Interessante é que dominada a situação de estresse, começa um período de progresso total para a pessoa. Fica produtiva, construtiva, positiva e expande-se no campo da felicidade.


Isso é o que se deseja.

 

 Não há Comentários para esta dica

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

m6wnU