Em meio ao atual surto de zika, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um guia onde esclarece dúvidas sobre a transmissão do vírus por vias sexuais. Confira abaixo.
Possivelmente. O vírus zika é primariamente transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mas alguns casos do que parece ser transmissão pelo sexo também foram registrados.
Todas as pessoas que foram infectadas pelo vírus zika e seus parceiros sexuais – particularmente, as mulheres grávidas – devem receber informação sobre os riscos de transmissão sexual do vírus zika, sobre métodos contraceptivos e sobre práticas sexuais mais seguras. Quando possível, eles devem ter acesso a preservativos e usá-los corretamente e constantemente.
Mulheres que fizeram sexo sem proteção e suspeitam que possam estar infectadas com o vírus devem receber serviços de contracepção de emergência e aconselhamento, caso não desejem engravidar.
Os parceiros sexuais de mulheres grávidas, que vivem ou estão voltando de áreas onde a transmissão local do vírus zika foi verificada, devem fazer sexo mais seguro ou se abster da prática ao longo da gravidez.
GRÁFICO: Como se previne o zika?
Posted: 14 Apr 2016 10:20 AM PDT
Arte: OPAS/OMS
Sim. O fato de ser assintomático é um fator que leva a complicações. Como a maioria das pessoas infectadas com o vírus não exibem quaisquer sintomas, as pessoas que moram nas áreas onde a transmissão local do zika foi verificada devem considerar práticas sexuais mais seguras ou a abstenção da atividade sexual.
Além disso, pessoas que estão voltando dessas regiões devem adotar práticas sexuais mais seguras ou considerar a abstenção por, ao menos, quatro semanas após seu retorno.
Independentemente dos surtos do vírus zika, a OMS sempre recomenda a adoção de práticas sexuais seguras, incluindo o uso correto e constante de preservativos para prevenir o HIV, outras doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas.
A OMS não recomenda exames rotineiros do sêmen para detectar o vírus zika.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.