Apesar do diagnóstico, os pesquisadores ambientais consideram que o excesso de extraçãode minérios por empresas nacionais e estrangeiras, estão provoando o fenômeno. Mineração é feita nos principais rios que abastecem o lago, também sofredores de completa degradação.
Governo boliviano fez um anúncio em 2015, registrando a catástrofe ambiental na região e o processo que pode levar a impactos diversos sobre a flora e especialmente a rica fauna ali habitante. Foram feitas promessas para rerduzir o problema, algo que não se concretizou. Configurado o "desastre natural", ainda não se sabe qual o tipo de ação que poderá recuperar o ecositema ali.
Governo querr US$ 114 milhões para o trabalho que tem de ser feito. Evaporação do Poopó já ocorreu outras vezes. Há uma lembrança do que ocorreu em 1994, mas a despeito do registro, a história mostra que a água retornou. Agora, pescadores estão sob ameaça de maior pobreza e os animais já desaparecendo. Entre esses aves raras que graçam também na Amazônia, símios, peixes de tamanho médio e grande, felinos e cachorros-do-mato. Nesse local, milhares de aves repousam, na trajetória de migração reprodutiva para o sul e norte.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.