Concessão envolve R$ 19 bilhões durante 25 anos, que devem retornar aos cofres das empresas participantes do consórcio, mediante aproveitamento de 5% da receita bruta. Primeiros lucros já são previstos de 2015 para 2016, quando espera receber 19 milhões de passageiros. Em 2014 já obteve 17 milhões e em 2015, acredita a administração que chegará a 18 milhões de passageiros. De janeiro a julho de 2015 já experimenta um crescimento de 3%, apesar da crise da economia. Só durante a Olimpíada há previsão de movimento de 1,5 milhão de passageiros.
Atualmente o Aeroporto do Galeão oferece voos para 53 destinos atendidos por 25 empresas aéreas. Estão programados novos destinos como de Rio-Toronto (Canadá), Rio-Frankfurt (Alemanha) e Rio-Zurique (Suiça). Serão abertas 33 mais posições de check-in e 14 posições para as aeronaves.
Como será o novo aeroporto
Até agora foram investidos R$ 2 bilhões no projeto de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, onde trabalham 24 mil operários, dia e noite. E o presidente do Consórcio resume como ficará: “Teremos uma série de novas lojas, novos restaurantes, a infraestrutura toda renovada, principalmente, no terminal dois e no novo pier, que terá muito conforto, com 26 novas e refrigeradas pontes de embarque. Teremos elevadores com capacidade para 25 passageiros, único nos aeroportos brasileiros. Vai dar orgulho do Galeão”. Tom Jobim é o primeiro aeroporto no Brasil, autorizado a operar voos do maior avião comercial do mundo, o Airbus A-380.
Em fase de construção avançada, o Pier Sul aumentará a capacidade do aeroporto para ofertar 30 novos voos. Do terminal I ao novo Pier Sul, o passageiro terá que percorrer cerca de 600 metros por esteiras rolantes. Serão feitos 280 mil metros quadrados de pátio das aeronaves para aumentar a capacidade de embarque e desembarque das aeronaves.
Novos elevadores, escadas e tapetes
Ao término da obra, a área dos terminais de passageiros terá 416 mil m2. No total, serão 27 novos elevadores, 15 novas escadas rolantes e 14 tapetes rolantes, 60 novas lojas e restaurantes, Duty Free com oito mil metros quadrados. Os passageiros também terão acesso a 86 novos pontos de wifi gratuito por 60 minutos e 12 fraldários. Há ainda a previsão de construção de sete mil metros quadrados de área VIP. O terminal I, que é o mais antigo, teve parte renovada e deve passar por mudanças nos próximos anos para ficar à altura do novo terminal II.
A sociedade do RioGaleão é formada pela Odebrecht Transport, a Changi Airports International - com 51% da sociedade – e a Infraero - com 49%. Rocha afirmou que as investigações da Operação Lava Jato não interferem em nada nas obras, apesar de a Odebretch, uma das investigadas pela Polícia Federal, ser a responsável pelas obras do terminal.
O novo edifício garagem, conectado ao Terminal II, já está com os sete andares praticamente concluídos e vai ofertar 2,7 mil novas vagas de carros, com sistema indicador de vagas, a partir do final do ano.
No Aeroporto será implantando novo sistema de segurança 24 horas, para assegurar tranquilidade durante as Olimpíadas. “Teremos novas câmeras, cercas, fechamento de todo o perímetro do aeroporto; com a presença dos órgãos públicos responsáveis pela segurança na cidade”.
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