Linguagem:






Médicos são acusados por prescrição descuidada de anticoncepcionais
SAÚDE
15-06-2015 21:25:36
(1319 acessos)
Médicos foram acusados pela indicação indiscriminada de anticoncepcionais, porque receitam só falando de benefícios e omitem os riscos. Depoimento foi dado em Brasília, aos parlamentares, por Carla Simone da Silva representante da entidade Coletivo "Vítimas de Anticoncepcionais - Unidas a Favor da Vida". É vítima de 3 acidentes vasculares cerebrais
Motivo da doença foram as pílulas anticoncepcionais, que também encontram uso livre "sem fiscalização por parte dos agentes governamentais". Veja o que disse Carla Simone: "A falta de informação sobre outros métodos contraceptivos. Uma venda indiscriminada e um receituário indiscriminado dos métodos hormonais. Só se fala dos benefícios, não se fala dos riscos."
Daniel Roberto Coradi de Freitas, superintendente substituto de Fiscalização, Controle e Monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), admitiu que existem falhas no sistema de controle dos efeitos adversos dos anticoncepcionais. "São dois mecanismos de controle, tanto a fiscalização dos laboratórios para garantir a qualidade do produto como o monitoramento dos eventos adversos, e é justamente esse ponto de monitoramento dos eventos adversos que, é claro, a agência precisa melhorar muito o seu papel."
Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Deputada Mara Gabrilli
Prescrição segura
A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) afirmou que é preciso alertar as mulheres para os perigos dos hormônios e orientar os médicos a prescreverem esse medicamento de forma segura. "A gente não quer que as pessoas se afastem do anticoncepcional, mas a gente quer que as pessoas tenham outras informações de outros modos contraceptivos que também são muito eficazes."
Os anticoncepcionais foram criados na década de 1960 e são largamente utilizados em todo o mundo. Apesar da resistência da sociedade médica, o coletivo Vítimas de Anticoncepcionais defende a realização de exame para detectar a pré-disposição da mulher à trombose antes do início do tratamento.
A trombose é um coágulo que se forma em veias ou artérias que ao se deslocar poder causar acidentes vasculares cerebrais, embolias pulmonares e paradas cardíacas.
Fonte: Agência Câmara - Lucio Bernardo Jr
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.