
Por razões biológicas o organismo da mulher não tolera a mesma quantidade de álcool ingerido do que o organismo do homem. Isso quer dizer que é comum as mulheres apresentarem sintomas de embriaguez mesmo em poucas doses e em curto tempo.
O corpo da mulher apresenta maior concentração de gordura se comparado ao corpo masculino. Isso se dá porque o organismo feminino já está preparado para uma possível gestação e, desse modo, precisa de reservas de gordura como fontes de energia. Mesmo em mulheres magras, essa porcentagem continua sendo maior do que nos homens.
Esse diferencial de gordura faz com que o álcool ingerido pelas mulheres não seja facilmente absorvido e, desse modo, apresentará maior concentração no sangue. Além disso, o corpo feminino tem menos água do que o corpo masculino, já que no homem há mais músculos do que gordura. Esse é outro fator que contribui para o rápido aparecimento de sintomas de embriaguez na mulher, pois a baixa concentração de água dificulta a diluição do álcool presente no sangue.
Vale ressaltar que não há consumo absolutamente seguro do álcool, pois mesmo em pequenas quantidades pode trazer consequências.
Portanto, mesmo bebendo menos que o homem a mulher terá alta concentração de álcool no sangue. Isso não quer dizer que a mulher deve ser impedida de fazer uso de bebidas alcoólicas, mas que esse uso seja sempre moderado.
Psiquiatra Forense, Psicogeriatra e Psiquiatra da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Médico Psiquiatra no Programa de Saúde Mental da Mulher – ProMulher no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (IPQ-HC-FMUSP).
Conselheiro no Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo
Secretário do Comitê Multidisciplinar de Psiquiatria Forense da Associação Paulista de Medicina
Diretor da Vida Mental Serviços Médicos de Psiquiatria Forense
Contatos: lobo@vidamental.com.br
Aline Celestino Baptistão
Psicóloga Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo. Psicóloga em CAPS AD (Jundiaí).
Atuação em Psicologia Jurídica na Vida Mental.
CRP: 94648/06
Contatos: alibaptistao@gmail.com
Vida Mental Serviços Médicos
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.