O Porto Organizado (cais público e área arrendada) registrou movimento de 285,2 toneladas, sendo 147,1 mil no movimento de importação e 138,2 mil como exportação. Em contêineres, o movimento total foi de 22.662 TEU (sem comparação com o ano anterior, pois não houve movimento em 2024).
Houve 104 atracações, sendo 34 no Porto Organizado, com destaque para nove de navios de cruzeiro e uma de um navio ro-ro, trazendo automóveis da BMW. No terminal privado Portonave foram 42 atracações.
Totais do complexo
Dos 1,16 milhão de toneladas movimentadas em fevereiro no complexo portuário, 51,8% foram de importação (598,9 mil) e 48,2% de exportação (557,4 mil). O Porto Organizado de Itajaí teve movimento de 285,2 mil toneladas. O total de atracações em fevereiro no complexo portuário foi de 104, aumento de 28% em relação a 2024.
No movimento acumulado do ano, o primeiro bimestre registra 2,43 milhões de toneladas, saldo positivo de 14% sobre 2024, quando foram movimentadas 2,13 milhões de toneladas no período. Em contêineres, o saldo é de 13%, sendo 230.531 TEU este ano e 203.119 no ano passado.
Dragagem amplia capacidade
Esse movimento está ligado ao aumento da capacidade do Porto de Itajaí, permitido sobretudo pela dragagem mais profunda, que peremitiu atracação de embarcações de maior calado. A obra foi homologada pela Marinha do Brasil no dia 28 de fevereiro.
Anderson Pomini, presidente da APS, explica o que foi realizado. "Foram dragados canais interno e externo, as bacias de evolução e os berços de atracação. Paralelamente aos serviços de dragagem, foram mantidos trabalhos de monitoramento de fundo para acompanhamento das profundidades alcançadas, o que possibilitou as tratativas com a Praticagem e Autoridade Marítima."
A dragagem de manutenção do Porto de Itajaí foi possível após o reconhecimento do cenário feito pela equipe de engenharia da APS. As operações foram realizadas pela draga Utrecht, com aproximadamente 18 mil m³ de capacidade. No canal interno, a menor profundidade observada passou de 13,2m para 13,6m; no canal externo, de 13,9m para 14m; e, na Bacia de Evolução nº1, de 12,9m para 13,6m. Com isso, foram alcançadas as profundidades mínimas almejadas de 13,5m no canal interno e 14m no canal externo.
As profundidades alcançadas trazem significativa otimização e segurança para as operações no Porto de Itajaí, garantindo que o complexo portuário possa trabalhar na plenitude da capacidade operacional, "reforçando o comprometimento da APS com a eficiência na gestão portuária."
Fonte: Porto de Itajaí-APS
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