Inscrições estão abertas até o dia 3 de abril no site da ANAC. Diz o edital publicado no Diário Oficial da União, que o prêmio quer incentivar os aeroportos brasileiros e companhias aéreas que operam em território nacional, a apresentarem práticas inovadoras de acessibilidade. Também quer premiar as iniciativas que aprimorem a experiência dos passageiros com necessidade de assistência especial (Pnaes) em toda a jornada, antes, durante e após o voo.
Inscrições são feitas mediante o preenchimento de
um formulário eletrônico. A relação final dos
participantes será divulgada no dia 10 de abril.
Em 2025, o Prêmio terá a parceria dos ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e o dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Serão os responsáveis por avaliar as iniciativas apresentadas pelos participantes em três categorias:
Análises serão feitas pelo Comitê Gestor do Prêmio, composto por servidores da ANAC, do MPor e do MDHC. A premiação faz parte da agenda regulatória voltada à criação de incentivos para que as empresas aprimorem o atendimento aos passageiros, e integra o programa Asas para Todos, focado em inclusão, diversidade e formação no setor aéreo.
Como será a premiação
Uma ação inovadora será premiada em cada categoria. As melhores receberão uma placa e o direito de uso da marca "Prêmio Acessibilidade e Inovação 2025" em materiais de divulgação. Já os responsáveis pelas iniciativas premiadas poderão ser convidados, num período de até um ano após a premiação, para participar de eventos ou missões técnicas organizadas pela Anac e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a inovação premiada.
A edição de 2025 busca consolidar o sucesso do ano anterior, ampliando o incentivo à inovação por parte das companhias aéreas e aeroportos. Neste ano, os participantes poderão apresentar iniciativas inovadoras que tenham contribuído para a melhoria dos serviços prestados aos passageiros em 2024.
Fonte: ANAC, Assessoria de Imprensa
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.