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Empresários do Brasil estão na China para ampliar agronegócio

Empresários do Brasil estão na China para ampliar agronegócio
[foto] - Na China, o Brasil mostra potencial para ampliar comércio de produtos do agronegócio. Foto Agência ANA, Raylton Alves

24-05-2024 13:17:46
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Participar de um seminário que pretende diversificar o comércio de produtos para o mercado da China que é de US$ 166,5 bilhões do agronegócio, rodadas de negócios, visitas técnicas a redes varejistas, restaurantes e participação na Sial Shangai 2024, principal feira chinesa de produtos agroalimentares. São as atividades da missão comercial CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) que já está a caminho e vai cumprir o programa a partir da segunda-feira, 27 de maio.

 


Empresários rurais brasileiros irão participar das comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países, com visitas e contatos até o dia 31 de maio de 2024, em Xangai, na China. Inscritos no Projeto Agro.BR (parceria com a Apex), os produtores e comerciantes estarão na Sial Shangai 2024, a maior feira de produtos do agronegócio, do mundo.

Diz a Confederação que a expectativa é ampliar os negócios com a China e criar novas oportunidades, até no e-commerce. Durante dois dias (terça e quarta-feira) a agenda será na Sial Shangai 2024. Empresários terão visita guiada, reuniões institucionais e de negócios com parceiros presentes na feira. O grupo também visitará o Centro de Intercâmbio de Café na zona piloto de livre comércio (FTZ) de Xangai, com representantes da Apex-Brasil e da InvestSP.

As visitas técnicas fazem parte da última etapa da missão e irão ocorrer na Aliança de Comércio Eletrônico e Livestreaming de Xangai, no supermercado Ole – onde 70% dos produtos vendidos são importados – nas plataformas Green Land Global Trade Port e ZhenKunHang (ZKH), e a RT-Mart (marca líder de varejo de supermercados na China).

China, principal mercado

Para o assessor de Relações Internacionais da CNA, Pedro Rodrigues, a presença da CNA, a SIAL é um marco importante para o agro brasileiro, já que é a primeira ação na China dentro das comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas com o país.

A China é o principal mercado para as exportações do agro brasileiro e responde por 36,2% ou US$ 166,5 bilhões. Em 2023, os embarques de soja em grãos para o país chinês, por exemplo, foram de US$ 1,2 bilhão, um volume de 86,5% do total exportado.

"Hoje os produtos que exportamos são majoritariamente grãos e carnes, mas a China é um país com consumo sofisticado e que tende a crescer em termos de poder aquisitivo, o que gera diversas oportunidades para a diversificação de pauta e para o acesso de produtos não tradicionais no comércio internacional", afirmou Rodrigues.

 

 

Fonte: CNA - Assessoria de Comunicação
 

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