Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Porto de Santos aprofunda para 15 metros canal de granéis vegetais

Porto de Santos aprofunda para 15 metros canal de granéis vegetais
[foto] - Na margem direita do Porto de Santos, canais de atracação de granéis vegetais, terão 15 metros
13-01-2024 21:05:10 (179 acessos)
Dentro de 6 meses o Porto de Santos vai concluir a obra de aprofundamento para 15 metros dos berços de atracação e acessos, aos cais dos armazéns 12A ao 21, na margem direita. Maior produtividade e competitividade no comércio mundial, são os primeiros benefícios esperados, porque podem ter acesso, embarcações com maior capacidade de embarque. "São seis berços que, após dez anos do aprofundamento do canal de navegação, terão a mesma profundidade de 15 metros," analisa Anderson Pomini.

 


Anderson Pomini  é o presidente da APS, Autoridade Portuária de Santos.

Explica que o local recebe principalmente navios de exportação de granéis vegetais (é o maior ponto de embarque de açúcar do mundo) e com o profundidade de 15 metros, se iguala ao canal de navegação do Porto. Hoje o calado operacional daqueles berços vai de 10,9 a 13,8 metros, na maré baixa. 

A empresa contratada é a Náutica Marítima Serviços Ltda. O investimento é de R$ 13,9 milhões, com recursos da própria APS, e o prazo contratual é de 6 meses.

Dragagem de manutenção

APS renovou o contrato com a empresa Van Oord para prestação dos serviços de dragagem de manutenção nos trechos 1, 2, 3 e 4 do canal de acesso e nos berços de atracação do Porto de Santos, garantindo continuamente as profundidades de 15 metros. O contrato é pelo prazo de 24 meses, no valor de R$ 277, 2 milhões.

Trechos citados compreendem todo o canal de navegação interno do chamado Porto Organizado de Santos, que vai da altura da travessia das balsas até a Alemoa. A renovação do contrato inclui uma cláusula de rescisão antecipada, de forma a permitir o distrato diante de uma possível concessão da dragagem à iniciativa privada por PPP ou outra modalidade.

 

 

Fonte: Porto de Santos - APS, Assessoria de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

Nx6Ph