Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

FIOCRUZ sugere uso de máscara no transporte público

FIOCRUZ sugere uso de máscara no transporte público
[foto] - Máscara no transporte público e onde há aglomeração. Foto Prefeitura do RJ, CET, Marcos Rocha

23-11-2022 16:05:46
(162 acessos)
 
Porque houve aumento de casos de registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as regiões do Brasil,a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) do Rio de Janeiro, está sugerindo medidas de prevenção, enbtre as quais o uso de máscara em todo o transporte público. Mas autoridades de saúde consideram que essa proteção deve ser obrigfatória emn todos os locais fechados e onde haja aglomeração de público.

 


 

A SRAG é uma complicação respiratória que demanda hospitalização e está associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral. O paciente pode apresentar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas.

Os dados atualizados apontam que - nas últimas quatro semanas epidemiológicas - a covid-19 estava relacionada a 61,8% dos casos de SRAG com resultado positivo para alguma infecção viral. O vírus sincicial respiratório (VSR) representou 16,3% e a influenza A, 6,2%. No entanto, quando se observa apenas os quadros de SRAG que evoluíram a óbito, 93,3% estão associados à covid-19.

Expansão

O levantamento traz, ainda, uma análise para as próximas três semanas (curto prazo) e para as próximas seis semanas (longo prazo). Em 15 das 27 unidades federativas, o cenário aponta para aumento na tendência de longo prazo. "No Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba, esse crescimento se destaca e é mais acentuado até o momento", alertou a Fiocruz.

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022. Pesquisadores da Fiocruz recomendam a retomada do uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde. Além disso, lembram que a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da covid-19.

O Boletim Infogripe leva em conta as notificações de SRAG registradas no Sivep-gripe, sistema de informação mantido pelo Ministério de Saúde e alimentado por estados e municípios. A nova edição, disponibilizada na íntegra no portal da Fiocruz, se baseia em dados inseridos até a última segunda-feira (21).

 

 

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro e FIOCRUZ
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

B5pWz