Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Diabetes pode ser evitado com educação em saúde

Diabetes pode ser evitado com educação em saúde
[foto] - Prevenir é o melhor meio de evitar diabetes. Foto Agência Brasil, Marcelo Camargo

14-11-2022 16:31:23
(215 acessos)
 
Diabetes, doença que afeta 537 milhões de pessoas no mundo com idade entre 20 e 79 anos, entre as quais 15,7 milhões no Brasil, pode ser controlada e cuidada com prevenção dos fatores de agravamento. Isso pode ser feito com a melhora no diagnóstico dos pacientes e atenção dos profissionais de saúde, especialmente os médicos e nutricionistas. Só no ano der 2021, morreram 410 mil pacientes de diabetes, conforme números da Federação Internacional de Diabetes (IDF)

 


 

No Brasil, existem cerca de 15,7 milhões de adultos com a doença. Brasil figura como primeiro em número de casos na América Latina onde 452 milhões são vítimas do mal.É o quarto País do mundo em incidência diabética, indica o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Levimar Araujo. Projeta que, até 2045, a doença alcance 23,2 milhões no País.

Em 2022 completa-se os 100 anos do uso da insulina, o recurso capaz de manter com vida produtiva os afetados pela diabetes. 

Para o vice-presidente do Departamento de Diabetes Mellitus da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), Rodrigo de Oliveira Moreira, a educação é essencial, “tanto do profissional da saúde, para conseguir diagnosticar, como para tratar o paciente de forma adequada”. A Sociedade estima que, atualmente, pelo menos 30% dos brasileiros com diabetes não sabem que têm a doença.

De acordo com a entidade, são pessoas que não estão sendo diagnosticados adequadamente. “Este seria o primeiro ponto na educação: melhorar o diagnóstico desses pacientes e permitir que os médicos saibam identificar os pacientes de maneira adequada”, afirmou o endocrinologista.

A campanha tem o objetivo de levar o paciente a conhecer a doença, limitações e o que precisa saber para se tratar. “É parte essencial para o tratamento. Vários estudos mostram que a educação no diabetes melhora o controle da doença, melhora os níveis de glicose, melhora o tratamento do diabetes de maneira geral”.

Elevação do número de diabéticos no Brasil pode acabar se tornando um problema de saúde pública, porque começa a haver mais complicações. Quanto mais precoce for o diagnóstico, menos complicações. Entre as complicações, estão cegueira ou retinopatia diabética; pé diabético e amputação de membros inferiores; problemas renais, necessidade de hemodiálise e acidentes de trânsito. Quando se consegue prevenir, diminui a incidência dessas complicações. “Facilita bastante o nosso trabalho de educação na saúde pública”.

Sinais da doença

Fome e sede frequentes, vontade de urinar, fraqueza e cansaço estão entre os principais sintomas das pessoas com diabetes. Segundo especialistas, no Dia Mundial da Diabetes (221114), é fundamental o foco na prevenção e o diagnóstico precoce para que os tratamentos sejam mais eficientes. 

Consumo exagerado de açúcar correlacionado a outros fatores, entre como estilo de vida e o histórico familiar, podem trazer sérios danos à saúde, como câncer e diabetes tipo 2, o diabetes mellitus.

A doença não é restrita a idosos ou mesmo adultos. Inclusive, na infância são necessários cuidados especiais. Isso porque tem chamado atenção dos profissionais de saúde os casos de obesidade infantil, relacionados à falta de atividades físicas e aos maus hábitos alimentares.

Especialistas explicam que o diabetes ocorre quando o pâncreas não produz suficientemente o hormônio insulina. Esse hormônio é que auxilia o organismo a transformar o açúcar (ou glicose) em energia.

 

 

Fonte: Federação Internacional de Diabetes (IDF)
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

SZAg6