Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Rio de Janeiro abre 4 postos para testar varíola dos macacos

Rio de Janeiro abre 4 postos para testar varíola dos macacos
[foto] - Primeiro posto de testagem de varíola. foto Agência Brasil, Tânia Rêgo

19-08-2022 15:57:53
(429 acessos)
 
Para evitar que as infecções avancem, o Estado do Rio de Janeiro está determinando o funcionamento de 4 postos de coletas de amostras para testagem de casos suspeitos de varíola dos macacos. Primeiro é no Instituto de Assistência dos Servidores, sede do Maracanã (IASERJ), na zona norte da cidade e o segundo vai funcionar terça-feira (220823) no anexo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Colubandê, em São Gonçalo. Outros 2 atendem espalhados pelas localidades do interior.

 


Ainda na semana que vem (de 22 a 27 de agosto), em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a SES começará os serviços no posto de coleta no Centro de Saúde Vasco Barcelos. A unidade será de referência, atendendo aos municípios da região que não têm serviço de coleta. A secretaria planejou ainda um quarto posto, que será aberto no Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária, na zona norte.

Segundo a secretaria, a coleta de material nos postos será realizada apenas em pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da rede pública, após a realização do exame clínico que indique a suspeita de contaminação. “O encaminhamento precisa ser feito por uma unidade da rede pública para que os casos suspeitos possam ser notificados e acompanhados adequadamente pelas vigilâncias municipais e estadual”, informou.

As amostras serão recebidas pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e enviadas para análise nos laboratórios referenciados pelo Ministério da Saúde no estado. “Após o atendimento nos postos de coleta do estado, o paciente deverá retornar à unidade de saúde onde ele recebeu atendimento médico para saber o resultado do teste”, orientou a SES.

“A expectativa com esses postos é que a gente amplie os locais de coleta e assim facilite o acesso da população, neste momento, em que a gente está vendo um crescente no número de casos suspeitos”, disse o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

 

 

Fonte: Agência Brasil - Governo do Rio de Janeiro
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

LrEv3