220119 - 11:04 horas
Nova ponte Brasil-Paraguai sem data para inaugurar
Problemas na execução das obras de acesso, jogaram para data desconhecida, a inauguração da segunda ponte que liga o Brasil ao Paraguai, chamada Ponte da Integração. Mário Abdo Benítez, presidente do Paraguay, a travessia dará ênfase ao desenvolvimento na região. Por isso mesmo já deu andamento às obras da terceira ponte que vai ligar a localidade paraguaia de Carmelo Peralta, a Porto Murtinho, no Estado do Mato Grosso do Sul.
Governo paraguaio não sed pronunciou a respeito do final das obras de acesso, embora seja uma participação financeira de mão dupla, através da Itaipu Binacional.
220831 - 21:32
Bolsonaro e Benitez já se encontram caminhando pela nova ponte
Será entregue ao tráfego no mês de novembro, a segunda ponte que liga o Brasil ao Paraguai, chamada Ponte da Integração. Foi o que anunciaram (220831) o presidente Jair Bolsonaro e Mário Abdo Benítez, durante encontro em Foz do Iguaçu. A travessia foi feita com as aduas autoridades caminhando pela nova passagem. No mesmo evento0, já anunciaram o andamento das obras da terceira ponte que vai ligar a localidade paraguaia de Carmelo Peralta, a Porto Murtinho, no Estado do Mato Grosso do Sul.
Essa obra também tem parte da execução, financiada pela Itaipu Binacional e deverá facilitar o acesso do Brasil aos mercados do Oceano Pacífico.
A Ponte da Integração, começou em 2019, em uma parceria entre Brasil e Paraguai, e o governo do estado do Paraná. Todo o custo de R$ 463 milhões, é pago pela Itaipu Binacional, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro, que ligará a ponte à BR-277, em Foz do Iguaçu.
A obra está sendo executada
pelo Departamento de Estradas
de Rodagem do Paraná (DER-PR).
No lado paraguaio, a ponte chegará ao município de Presidente Franco. Ali terá 760 metros de comprimento e um vão livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.
Brasil e Paraguai já são ligados pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965. Essa ligação segue como o principal corredor logístico entre Brasil e Paraguai, mas há anos está sobrecarregada. Além da circulação de pessoas, a ponte concentra o trânsito de caminhões.
Pela Ponte da Integração vai passar o transporte de carga; e, pela Ponte da Amizade o trânsito será exclusivo dos veículos leves e ônibus de turismo. Governo do Paraná assumirá a administração do tráfego.
Estão concluídas 84% das obras na segunda ponte Brasil-Paraguai
Com 84% das obras concluídas, a segunda ponte que liga o Brasil ao Paraguai, será entregue ainda em 2022. Foi o que garantiram os presidentes Jair Bolsonaro e Mário Abdo Benitz, do Paraguai durante visita à construção em Foz do Iguaçu. Para completar a ligação da Ponte, faltam apenas pouco mais de 100 metros (m). A nova obra de arte especial faz a ligação das localidades de Foz do Iguaçu no Brasil e Porto Franco no Paraguai e vem sendo construída desde 2019.
Nova ponte é obra feita em uma parceria entre a Itaipu Binacional, comandada por Brasil e Paraguai, e o governo do estado do Paraná. Todo o investimento, cerca de R$ 320 milhões, está sendo bancado pela empresa de energia, e a obra executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Terá 760 metros de comprimento e um vão livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 m de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 m nas laterais.
Além de liberar o tráfego para veículos de passeio na Ponte da Amizade (inaugurada em 1965), a nova ponte vai incentivar investimentos em obras para transporte multimodal otimizando escoamento da produção e a articulação produtiva na região
Durante visita presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente do Paraguai, acompanharam as obras, com explicação do ministro dos Transportes sobrte o0 avanço. As equipes atuam no tabuleiro de concreto do lado brasileiro em Foz do Iguaçu.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem a responsabilidade de supervisionar o empreendimento, além da competência técnica para aprovar os projetos da ponte. O investimento, com recursos da empresa Itaipu binacional, será de aproximadamente R$ 450 milhões, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro.
No projeto estão obras do acesso à segunda ponte, a construção de obras de artes especiais (OAEs) e aduanas localizadas entre Brasil/Paraguai e Brasil/Argentina, na BR-277/PR.
Aguardada há muitos anos, a segunda ponte entre os dois países será mais um estímulo ao desenvolvimento regional. A região de Porto Meira, em Foz do Iguaçu, deverá ter um crescimento considerável, assim como a cidade de Presidente Franco no Paraguai. A nova ligação entre os países será um incentivo para a geração de novos empregos, fortalecerá a integração, facilitará a logística de cargas e aliviará o trânsito no centro de Foz do Iguaçu e na Ponte da Amizade.
O novo empreendimento também visa incentivar investimentos em obras para transporte multimodal otimizando o escoamento da produção e a articulação produtiva dessa região, uma rota de grande importância para a América Latina, envolvendo Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraguai, Bolívia e Argentina.
Terceira ponte já projetada
"Essa obra tem 80% de avanço e falta 100 metros para unir de novo em outra obra que gera integração entre nossos povos", festejou o presidente paraguaio, Mário Abdo Benítez. Lembrou ainda sobre a construção de uma terceira ponte ligando os dois países. Nova ponte vai ligar as localidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul.
Essa obra também tem parte da execução financiada pela Itaipu Binacional.
Fonte: TV Brasil e Agência Brasil
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