Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Governo recebe críticas e diz que vai atualizar tratamento do câncer no SUS


09-04-2022 13:32:19
(653 acessos)
 
Porque o tratamento para o câncer de pele precisa de incorporação de medicamentos mais modernos, especialistas se reuniram em Brasília para analisar a conjuntura. Carla Fernandes, do Instituto Melanoma Brasil, opinou que os cuidados dispensados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) não tem eficácia. Em resposta Suyanne Monteiro, do Ministério da Saúde, informou que "as diretrizes de tratamento deverão ser atualizadas em 2022."

 


Representante do Governo ouviu várias críticas na sessão da Câmara Federal, que insistiram na atualização dos cuidados e por "só ter atualizado agora a tabela de preços que permitirá a compra dos remédios." 

Primeiro Suyanne explicou que a tabela do SUS não é a única fonte de financiamento dos tratamentos, que deveriam receber dos governos federal, estadual e municipal. Essa é uma disposição que está na Constituição Federal.

Carla Fernandes, do Instituto Melanoma Brasil, disse que a incorporação dos medicamentos é urgente. E lembrou que o prazo final era de 180 dias após a aprovação.

“Nós acompanhamos semanalmente óbitos de pacientes que poderiam ter se beneficiado de medicamentos que deveriam estar disponíveis desde fevereiro de 2021.”

Descoberta precoce da doença


O deputado Weliton Prado (Pros-MG), presidente da comissão especial, destacou que a Constituição garante o tratamento.

“Há 20 anos, [o câncer] era uma sentença de morte. Hoje há medicamentos que garantem a sobrevida desses pacientes, mas esses remédios têm de estar disponibilizados. É um direito dessas pessoas.”


Andreia Cristina de Melo, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, informou que os casos graves de câncer de pele, do tipo melanoma, representam 5% dos casos, mas que são quase 8.500 casos novos por ano, concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Muitos chegam em um estágio grave aos hospitais.

Médicos lembraram que é importante a detecção precoce do câncer, que pode se

manifestar por pintas e sinais visíveis. Geralmente apresentam-se manchas de

bordas irregulares e com coloração não uniforme que podem aumentar com

o tempo. Apesar das críticas relacionadas ao tratamento, foi dito na audiência que

cerca de 74% dos pacientes conseguem algum atendimento em até 30 dias após o diagnóstico.

 

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

Z8QKJ