Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Imposto dos combustíveis está congelado desde 2019: Bolsonaro

 

Bolsonaro diz que valor dos impostos de combustíveis está congelado desde 2019
18-01-2022 22:36:35 (374 acessos)
Valor do imposto federal sobre os combustíveis está congelado desde janeiro de 2019. Afirmação é do presidente Jair Bolsonaro, em postagem nas redes sociais. Governante está se referindo aos produtos gasolina, diesel e álcool. Exemplificou o caso da gasolina, cuja taxa é de R$ 0,69 por litro, conforme especifica o governante brasileiro que tem se empenhado em evitar a explosão de preços desde que começou administrar o País.

Afirmou Bolsonaro que "o imposto estadual, ICMS ou imposto sobre circulação de mercadorias, (cobrado pelos governadores), está em média R$ 2,00/litro em todo o Brasil."

Bolsonaro vem tentando reduzir o impacto do aumento de preços sobre combustíveis, desde que assumiu. Primeira tentativa, hoje concretizada mas não executada, é a de fazer que os produtos sejam entregues pelos produtores diretamente aos revendedores. Isto evitaria a intromissão de terceiros na entrega, o que implica em custos extras. 

Presidente recebeu apoio dos parlamentares que procuram definir medidas, mas as discussões não chegam ao fim. Entre as propostas está por exemplo, a criação de um fundo de estabilização para os preços, com a participação da Petrobras. 

Agência Nacional de Petróleo, ANP, também tem atuado para racionalizar a comercialização. Intensifica a fiscalização no País. Muitas irregularidades resultaram no encerramento do comércio mantido por empresas que cultivaram falsidades muitos anos, sem receber correções. Há medidas adotadas na regulamentação que podem ajudar nos propósitos de baratear custos e consequentemente preços. 

Verdade é que até agora o Presidente foi vencido poela relutância e implicações financeiras de decisões que venham ser adotadas. Toda discussão esbarra na preservação da atividade privada, como foco central a Companhia Brasileira de Petróleo que tem milhares de sócios. Claro, esses não querem abrir mão dos lucros. 

 

Fonte: Moreira, jornalista de Noticiario
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

7mMAt