Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Reservatórios irão poupar água das chuvas para evitar racionamento na seca

 

Barragem de sobradinho, maior lago artificial do mundo, faz parte do plano para poupar agua da chuva
19-01-2022 09:20:23 (426 acessos)
Um plano de contingência que prevê a sustentação dos maiores reservatórios de água do Brasil, está aprovado e em execução pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Objetivo principal e imediato é resguardar as chuvas que caem entre dezembro de 2021 e abril de 2022. Atitude é preventiva e pretende evitar o racionamento como teve de ser executado no País. Serão definidas "vazões defluentes máximas" nas unidades de Serra da Mesa, Três Marias, Sobradinho, Emborcação e outros.

Planejamento procura guardar o máximo de água nas principais barragens brasileiras. Estão incluídas no projeto, as barragens de Itumbiara, Furnas, Marechal Mascarenhas de Moraes, Jupiá e Porto Primavera. Novos reservatórios poderão ser incluídos nas medidas de contingência. 

A agência informa que as regras serão comunicadas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para adoção no Sistema Interligado Nacional (SIN). A implementação das medidas será acompanhada por meio de boletins e sala de crise específicas. 

Lago de Sobradinho é um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 4 214 quilômetros quadrados de área e 32,2 quilômetros cúbicos de água. Situado no norte do Estado da Bahia, foi construído na década de 1970, mediante o represamento das águas do rio São Francisco (ou seja, a barragem de Sobradinho). Interesse foi o aproveitamento hidroelétrico do rio através da usina de Sobradinho, a maior do Estado e uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil.

Em torno do lago, estão os municípios de Casa NovaPilão ArcadoRemansoSento Sé e Sobradinho, cujas antigas áreas urbanas foram inundadas, em 1974, durante a formação da represa. O impacto ambiental que se produziu, à época, é lembrado nos versos de uma canção bem conhecida no Brasil, compostos por um poeta da região

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

eaY8r