Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Parlamento pode salvar o Brasil da inflação se discutir e votar medidas

30-09-2021 20:42:14 (841 acessos)
Muito esperada, a medida contra a inflação teve uma reação do Parlamento brasileiro (210928) com fala pública de Arthur Lira, o presidente da Câmara Federal. Está chegando muito tarde, porque o sofrimento dos mais carentes já se exibe pelas ruas desde o final de 2020. Auxílio emergencial, bolsas de ajuda, apoio a classes que não conseguem trabalhar por causa da infecção do coronavírus, socorro aos prestadores de serviço, são apenas paliativos.

 


Parlamentares que estão no dia-a-dia dos debates deveriamn ter sido mais sensíveis, antes que os problemas se instalassem.

Sem fazer opção partidária ou de um lado qualquer, o presidente da República, Jair Bolsonaro esteve sempre pedindo atitudes e recebeu contestações. Queria a limitação dos lançamentos de ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias) e foi combatido pelos governadores. Pediu que os combustíveis fosssem entregues diretamente nos postos, para baratear os produtos um pouco, pelo menos; mas deputados e senadores não se mexeram.Demitiu o presidente da Petrobras, suposto causador do mal de reajustes de preços, mas errou.

Há muito que os mais experientes alertavam sobre o andamento dos preços e a iminente escalada inflacionária, acompanhada de todas as consequências ruins. Todos erraram ao substimar ou ignorar por desconhecimento, o que acontecia, esquecendo fatos da história econômica. Desde os anos 90, erros na condução da economia, vem penalizando os brasileiros trabalhadores, pobres e necessitados. 

Qual o benefício de uma País desenvolvido, chegar aos primeiros lugares do mundo na produção agrícola ou industrial, se os do povo sofrem carências? É o que perguntam as mães, os pais, os trabalhadores e os 14 milhões de desempregados. 

A inteligência dos homens públicos brasileiros, não conseguiu resolver esse dilema desencadeado pela inflação, ao longo dos últimos quase 40 anos. 

Senhor Lira está certo. É um fato urgente que todos precisam encarar com criatividade e técnica, porque afeta vidas de seres humanos. 

 

 

Fonte: Moreira, Luiz Nunes, jornalista
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

nJ3rC