Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Ferrovia da Integração vai ganhar mais 537 kms até 2025

03-09-2021 23:55:40 (877 acessos)
Até 2025 o Brasil vai ganhar mais 537 quilômetros (km) de ferrovia no Estado da Bahia, trecho entre Ilhéus e Caetité. Medida concreta para isso foi a assinatura do contrato de concessão por 35 anos à empresa Bahia Mineração (Bamin), da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol 1). Cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro foi realizada no município de Tanhaçu. pelo documento, a ferr4ovia entra em operação com a capacidade de transporte de 18 milhões de toneladas de carga.

 


Em um primeiro momento, 16 locomotivas e 1,4 mil vagões estarão em operação, dos quais, pelo menos, 1,1 mil serão destinados ao escoamento de minério de ferro. Em 10 anos, em 2035, a expectativa é que volume de carga supere os 50 milhões de toneladas transportadas em 34 locomotivas e 2,6 mil vagões.

Leiloada em abril, a Fiol 1 receberá investimentos privados de R$ 3,3 bilhões, sendo que cerca de R$ 1,6 bilhão será usado para o término do segmento, hoje com 75% das obras concluídas.

O governo também avança com o projeto da Fiol 2, entre Caetité e Barreiras, também na Bahia. As obras do trecho de 485,4 quilômetros de extensão estão em andamento, inclusive com a participação do Exército na execução. Já a Fiol 3, de Barreiras a Figueirópolis, em Tocantins, aguarda licença de instalação.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, quando estiver pronta, a Fiol será um corredor de escoamento com 1.527 km de trilhos, ligando o futuro porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis, no Tocantins, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do País.

No Recife (Pernambuco) o Presidente particiou da inauguração da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã e da solenidade de passagem do Comando Militar do Nordeste.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

xTWBH