Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Brasil cria Rede Vigiar-SUS para enfrentar emergências em saúde

04-08-2021 12:28:22 (524 acessos)
Uma Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (Rede Vigiar-SUS), no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. É mais uma estratégia do Brasil, para enfrentamento dos desafios de atendimento aos brasileiros que passam por perigos de comprometimento à saúde e, também, prevenir as situações de epidemia. Sob a sigla Rede Vigiar-SUS, o Governo Federal já está atuando em conjunto com estados e municípios.

 


Rede Vigiar-SUS foi oficializada no Ministério da Saúde pela portaria 1.802 publicada no Diário Oficial da União (210804), e justificada como forma de “aprimorar a capacidade de preparação e resposta do País às emergências em saúde.” Nesse documento são apresentados objetivos e diretrizes da rede, bem como os integrantes, competências e as responsabilidades que a União, os estados e municípios têm para a operacionalização.

Entre os objetivos da rede está o de fomentar a ampliação da estrutura de vigilância,

alerta e resposta às emergências em saúde pública no Sistema Único de Saúde (SUS);

fortalecer a capacidade de vigilância, alerta e respostas às emergências em saúde pública;

estabelecer estratégias de resposta coordenada às emergências no setor, em articulação com

estados, municípios e o Distrito Federal; realizar detecção oportuna de mudanças no cenário

epidemiológico, com alerta imediato às instâncias de gestão do SUS; e garantir a

articulação e integração das ações de vigilância, alerta e resposta às emergências

em saúde pública em instituições públicas e privadas.

São também objetivos da rede promover ações oportunas para interromper, mitigar ou minimizar os efeitos de surtos, epidemias e pandemias na saúde da população; desenvolver ações intersetoriais de prevenção e redução de danos causados por surtos, epidemias e pandemias; monitorar e avaliar as ações de vigilância, alerta e resposta às emergências em saúde púbica; e avaliar os potenciais impactos da saúde humana, decorrentes de emergências em saúde pública, para o bem-estar da população.

Por intermédio do Ministério da Saúde, caberá à União apoiar a implementação, o incentivo financeiro, monitoramento e a avaliação da Rede em todo o território nacional. Aos estados e municípios caberá implementar e apoiar a execução dessas atividades em suas jurisdições.

A Rede Vigiar-SUS terá, como componentes, os centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH), a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito (RNSVO); e as equipes de Pronta Resposta do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS).

 

 

Fonte: Ministério da Saúde - Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

fNrAP