Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Da faxina à geometria de veículos, Andressa espanta o preconceito

 

O que faz a mae para cuidar dos filhos? Faz faxina e aprende ate geometria de veiculos: Andressa.
02-08-2021 22:19:35 (500 acessos)
Retirar, reparar, balancear e calibrar pneus de qualquer tamanho pode ser comum para qualquer homem; mas bem diferente quando se trata de um serviço feito por mulher. Quando você for à loja Ingo Hoffman da rua Marechal Floriano, em Curitiba, vai encontrar a Andressa Barreira de Melo fazendo essas coisas com desenvoltura e muito mais: a geometria dos veículos. Sem preconceito, pode confiar que a entrega é de qualidade. Emerson e Antony, companheiros de atividade, garantem o que a colega faz.

Foi o amor de mãe e a solidareidade ao marido Alexandre que fizeram essa mulher enfrentar a adversidade com coragem e força de vontade. Só os ganhos como diarista não estavam contribuindo para sustentar dois filhos. Havia incerteza de ganhos... "mas Deus orquestra nossas vidas da melhor forma possível."

Naquele drama da vida, ao conduzir a filha Lígia à escola, por "coincidência" ou "sorte", a mãe então muito infeliz, esbarrou e desculpou-se com uma mulher que igualmente conduzia o filho à mesma escola. Os meninos estudavam na mesma sala! Essas mulheres eram vizinhas! Na conversa de volta à casa, revelou a recém conhecida que a mãe trabalhava numa loja de pneus e precisa de alguém no lugar, para poder entrar em férias. "Mais que depressa me ofereci. Foi ótimo..." 

Mais desafios pela frente, passados 30 dias. A Sônia retomou o emprego e Andressa voltou à inceteza da faxina. Isso demorou mais de 1 ano! "Rezava todos os dias para que aparecesse algo para que eu pudesse ajudar nas despesas da casa, pois tínhamos duas filhas e estava um tanto difícil para um só trabalhar." Não demorou e o telefone tocou, oferecendo uma vaga no escritório da Ingo Hoffman. "Era tudo que mais pedia pra Deus nas minhas orações."

Na atividade da limpeza, procurava realizar tudo antes para sobrar tempo e aprender. "Não deixava a sujeira grudar ... então era tudo muito rápido. Como não suporto ficar parada, pedi aos rapazes para que me entregassem algum trabalho fácil, para que eu pudesse ajudar". 

Sob olhares desconfiados, Andressa começou cada vez tarefas mais complicadas. Primeiro começou a calibrar pneus, depois a limpeza até a entrega aos clientes. "Ninguém estava levando a sério meu interesse." Sem saber como, logo estava fazendo balanceamento, consertos e montagem dos pneus. Finalmente chegou ao alinhamento, à geometria de veículos, onde participa ativamente. 

"Confesso ser um serviço pesado para mim mas foi a única forma que encontrei de trocar de profissão. Já trabalhei fazendo várias coisas mas todas como autônoma. Então não dá pra contar muito com isso além da experiência que adquiri no caminho." Antes de chegar a fazer geometria veicular, Andressa trabalhou como vendedora, servente de pedreiro, auxiliar, bartender. "Para ganhar a vida nunca fiz escolhas..."

 

"Infelizmente não tive muitas oportunidades porque só consegui concluir o ensino fundamental. Foi essa condição que me prendeu por muitos anos na limpeza, claro não desmerecendo a profissão. Tenho certeza que vim para esse mundo para ser muito mais que isso  e ter muito mais do que possuo."

Encontrei desafios, continuo sendo faxineira. "Deus trabalha nos detalhes." Olha só o que faz uma pessoa interessada e decidida a vencer, pela família.

"Chegou época de pagamento. Deu muito movimento naquele dia e os meninos não estavam dando conta da correria. Então mais que depressa arregacei as mangas e fui ajudá-los. Nesse momento nossa representante da Michelin, Marla estava chegando na loja e me viu trabalhando no pátio. Ficou muito animada e foi conversar com o superior. Com a ajuda de mais um integrante da Michelin (Paulo), convenceram meu patrão a dar oportunidade para eu trabalhar no pátio."

Na primeira féria de um dos técnicos, o gerente Ayglon cedeu o cargo de montadora de pneus. Para a mãe dedicada, será só uma questão de tempo para alcançar novos benefícios e ganhos. "Espero com isso ter mais tempo parea dedicar aos meus filhos; mas até que esse dia chegue, contento-me com o que sou a faço."

 

 "E o que me trouxe até aqui?! Foi o desejo de vencer porque desistir não é uma opção."

 

 

Fonte:
 

 3 Comentários para esta notícia

  1. author

    Parabéns, minha cunhada, sei bem oq vc passou pra chegar aí.... tenho muito orgulho de vc. Sei q Deus tem preparado tudo isso q vc está vivendo, lhe agradeço por deixar eu fazer parte da sua Vitória. Parabéns novamente, com carinho sua cunhada miria

  2. author

    Que reportagem mais linda ... Espero que você alcance seus objetivos minha sobrinha linda ! Que orgulho de você! Parabéns pela dedicação e persistência , tenho certeza que você alcançará em breve todos os seus objetivos... Amo você ??

  3. author

    Parabéns às nossas mulheres que demonstram tanta garra e luta na conquista de seus espaços!


 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

UYyw7