Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Turismo internacional dá sinais de recuperação, diz Organização Mundial

20-07-2021 19:03:19 (677 acessos)
Analistas da Organização Mundial de Turismo (UNWTO) estão observando "lenta elevação de confiança" dos viajantes internacionais. Registraram queda de 83% no movimento durante o primeiro trimestre de 2021, quando se reduziram 180 milhões as chegadas internacionais nos principais destinos do mundo. Maior sofrimento vem apresentando os países da Ásia e Pacífico onde a atividade de turismo caiu 94%. Na Europa ocorreu o segundo revés com 83%; África 81%; Oriente Médio 78% e Américas 71%.

 


Em 2020, as chegadas de turistas internacionais caíram 73%. Foi o pior ano para os empresários do setor de turismo. 

Falta de coordenação 

"Há uma demanda reprimida significativa e vemos a confiança voltando lentamente. As vacinas serão fundamentais para a recuperação, mas devemos melhorar a coordenação e a comunicação, tornando os testes mais fáceis e acessíveis se quisermos ver uma recuperação para a temporada de verão no hemisfério norte." Palavras do secretário-geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili.

As vacinas serão fundamentais para a recuperação, mas devemos melhorar a coordenação e a comunicação, tornando os testes mais fáceis e acessíveis se quisermos ver uma recuperação para a temporada de verão no hemisfério norte.

Melhora em julho e agosto

A última pesquisa do Painel de Especialistas em Turismo da UNWTO mostra perspectivas para que o período de maio a agosto melhore ligeiramente. Paralelamente a isso, o ritmo da implantação da vacinação em alguns dos principais mercados de origem, bem como as políticas para reiniciar o turismo com segurança, mais notadamente o Certificado Verde Digital da UE, aumentaram as esperanças de uma recuperação em alguns desses mercados.

No geral, 60% esperam uma recuperação do turismo internacional apenas em 2022, contra 50% na pesquisa de janeiro de 2021. Os 40% restantes veem uma potencial recuperação em 2021, embora isso esteja ligeiramente abaixo do percentual de janeiro. Quase metade dos especialistas não vê retorno aos níveis de turismo internacional de 2019 antes de 2024 ou mais tarde, enquanto o percentual de entrevistados indicando um retorno aos níveis pré-pandemias em 2023 diminuiu um pouco (37%), quando comparado com a pesquisa de janeiro.

Especialistas em turismo apontam a contínua imposição de restrições de viagem e a falta de coordenação nos protocolos de viagem e saúde como o principal obstáculo para a recuperação do setor.

Exportações globais caem 4%

O Barômetro Do Turismo Mundial da UNWTO também mostra o pedágio econômico da pandemia. As receitas turísticas internacionais em 2020 caíram 64% em termos reais (moedas locais, preços constantes), o equivalente a uma queda de mais de US$ 900 bilhões, reduzindo o valor total das exportações mundiais em mais de 4% em 2020. A perda total das receitas de exportação do turismo internacional (incluindo o transporte de passageiros) é de quase US$ 1,1 trilhão. Ásia e Pacífico (-70% em termos reais) e Oriente Médio (-69%) viu as maiores quedas nos recibos.

International Tourist Arrivals: Scenarios for 2021

 

 

Fonte: UNWTO, Organização Mundial do Turismo
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

pV2ew