Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Mulher ainda tem pouca participação nas eleições: 33,3%

 

Mulheres ja tem boa participacao nas empresas, mas estao faltando na atividade politica
10-10-2020 15:38:15 (541 acessos)
Apesar de serem maioria no eleitorado com 52,5%, as mulheres ainda não tem participação a esse nível. Dos 522 mil candidatos a vereador e prefeito, participam apenas 183 mil nas eleições de novembro-2020. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que esse percentual de registradas como concorrentes significa 183 mil mulheres. Mas analisam os técnicos que estão fazendo recorde para as eleições municipais: em 2016, as candidaturas femininas foram 31,9% do total e, em 2012, 31,5%.

Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), coordenadora da Bancada Feminina na Câmara Federal, afirma que apesar de bom, “[É] Um baixo crescimento, ainda muito tímido, em que pese o esforço realizado no último ano por vários partidos”.

Alguns motivos explicam esse crescimento aquém do desejável. “Entendemos que, além do efeito da pandemia, também tem toda uma questão de uma política contínua de formação, para que as mulheres possam despertar esse interesse, ter segurança em relação ao envolvimento na política, a questão do financiamento não é automático, ainda está sob controle dos líderes partidários”.

Há um esforço de parlamentares e outros organismos sociais para modificar esse quadro.  Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lançou, publicou em setembro, a cartilha "Mais Mulheres na Política - Eleições 2020", confeccionado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

A cartilha orienta as mulheres que estão envolvidas na disputa político-partidária. “Desde o ponto de vista da organização de campanhas, da estruturação do trabalho a partir da identificação de lideranças, a legislação e, logicamente, a garantia em relação ao financiamento.”

 

Fonte: Agência Câmara
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

w4q7B