20200423 - 00:53 horas
Suínos são capazes de hospedar subtipos virais
de influenza que infectam também aves e humanos.
Por isso devem receber atenção especial.
A pandemia de Covid-19 faz especialistas chamarem atenção de produtores para questões sanitárias na criação de animais. Assim como o vírus em questão, provavelmente contraído de animais silvestres, outros microrganismos também são transmissíveis entre rebanhos domesticados e humanos, os chamados vírus zoonóticos.
A principal orientação dada pela EMBRAPA a produtores e agricultores neste momento, é proteger-se. “Por ser uma doença de transmissão de humano para humano, o cuidado nas propriedades está em proteger os trabalhadores, adotando medidas que ajudam inclusive impedir a entrada de outros vírus ou patógenos na área de produção”,. Explicação é da pesquisadora e chefe-geral da EMBRAPA Suínos e Aves, Janice Zanella.
Para combater, ou ao menos desacelerar, a transmissão do vírus SARS-CoV-2, especialistas recomendam também na produção animal, rotina de limpeza e desinfecção de ambientes, hábito de higiene pessoal com uso de roupas e equipamentos de proteção individual ao ter contato com pessoas ou ambientes que possam ser vias de contaminação; e, pouca circulação de pessoas em um mesmo ambiente.
Fornecedor de alimentos, o setor de produção animal é atividade essencial e não pode parar. Para manter a segurança, os especialistas reforçam a importância das boas práticas sanitárias. “A biosseguridade tem papel fundamental na proteção de rebanhos, granjas e propriedades rurais porque evita a entrada e disseminação de agentes infecciosos e que trazem prejuízos enormes, sejam de ordem de saúde animal, seja econômico”. Referência é da pesquisadora Janice Zanella, que é virologista e atuou na identificação da vacina da Influenza A – H1N1 durante o surto da influenza em suínos, em 2009.
Os coronavírus (CoV) são responsáveis pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e,
por isso, receberam a denominação de SARS-CoV. De acordo com pesquisadores, essa família
contém espécies de vírus que causam infecções comuns em humanos e animais. Alguns
coronavírus são zoonóticos como o SARS-CoV-2, causador da COVID-19 que os pesquisadores
suspeitam que tenha se originado de morcegos e transmitido para humanos. Não se sabe
se existe um outro hospedeiro intermediário, pesquisas estão em andamento
Fonte: EMBRAPA - Monalisa Leal Pereira
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.