Especialistas sugerem que se pratique a descoberta precoce dos tumores.
Isso pode ser feito por meio de exames bem simples, como pesquisa
de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou
retossigmoidoscopias). A própria pessoa pode atuar ao perceber
anormalidade no funcionamento do intestino. O câncer se inicia
normalmente no intestino grosso que é o cólon ou no reto (a
parte final do intestino imediatamente antes do ânus) e no ânus.
Mas são os costumes nutricionais que comandam a prevenção eficiente. Ideal é praticar consumo de alimentos saudáveis e o máximo de naturais, recusar alimentos processados e dar preferência a frutas, legumes, sementes, grãos, cereais integrais, verduras e carnes brancas; promover mastigação apurada dos alimentos, evitar excesso de álcool e de tabaco; praticar exercícios físicos e eliminar gorduras abdominais.
Informa o Ministério da Saúde que maioria dos cânceres de intestino é curável; mas precisa ser descoberto rapidamente para evitar que se espalhe para outros órgãos do corpo humano. Em 2018 quase 40 mil casos foram registrados pelo sistema de saúde no Brasil; maioria em mulheres.
Em março alguns edifícios de Brasília dedicam iluminação específica para ajudar as autioridades de saúde, na tarefa de esclarecer sobre o câncer colorretal. Em azul e verde, está iluminada a cúpula da Câmara dos Deputados e ficará assim até dia 31. Edifício do Senado está coberto com luzes amarela e lilás, até dia 24.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.